A colheita de 2015 do Allo, um dos vinhos Soalheiro com menor teor alcoólico (11%) surge agora no mercado com um rótulo que reflecte a nova imagem da marca.
Aquela que é a quinta colheita da Quinta de Soalheiro, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço, mostra-se com uma nova cara que é o resultado do crescente papel que o Allo (pronuncia-se ‘alô’) tem vindo a assumir na família Soalheiro.
Segundo a marca, devido ao seu «teor alcoólico naturalmente baixo, elegante e consistente», este vinho integra-se de «forma perfeita» na restante gama de vinhos da produtora de Melgaço.
O Soalheiro Allo 2015 vem, assim, fazer companhia ao Soalheiro 2015 clássico, elaborado 100% com a casta Alvarinho, um néctar «aromático, estruturado e persistente»; já o Soalheiro Allo, que conjuga as castas Alvarinho e Loureiro é mais «descontraído e refrescante».
Com uma cor amarela citrina e um aroma elegante e mineral, o Alvarinho, cheio de frutos intensos e estrutura, «contrasta com o Loureiro floral e pleno de elegância, conferindo-lhe um equilíbrio ímpar: o Alvarinho confere estrutura e o Loureiro a distinção aromática», explica Luís Caldeira, enólogo da marca Soalheiro.
Allo (alô) pode ser apenas um cumprimento ou ter surgido com inspiração na famosa série com o mesmo nome, Allo Allo. Contudo, a história do nome é mais simples: ‘AL’ e ‘LO’ são as iniciais de Alvarinho e Loureiro, as duas castas de uvas do Alto Minho.
O vinho Soalheiro Allo é ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves.