À terceira foi de vez: o restaurante que Marlene Vieira abriu, com o seu nome, em Abril de 2022 consegue a sua ambicionada estrela Michelin. Mas há mais uma mulher vencedora.
A edição do Guia Michelin de 2025 vai ter oito novos restaurantes portugueses com uma estrela Michelin. Entre estes, a mais esperada era a que, finalmente, foi atribuída ao Marlene, o restaurante homónimo da chef.
Este projecto, que levou dois anos a ser concebido, abriu no princípio de Abril de 2022 e fica no Terminal Internacional de Cruzeiros de Lisboa, onde já estava o ZunZum, também da chef. O Marlene foi descrito como o seu «projecto mais pessoal de sempre».
Na altura, numa reportagem do TRENDY Report, escrevíamos que este restaurante podia ser a «próxima estrela Michelin portuguesa, a segunda para uma mulher». Quase três anos depois, a chef ganha mesmo esta distinção, depois de Maria Alice Marto, entre 1993 e 1996, a ter ganho pelo Tia Alice, em Fátima.
Mas Marlene Vieira não é única mulher com uma nova estrela: Rita Magro, chef do restaurante Blind, no Porto (onde partilha a liderança da cozinha com o chef Vítor Matos), também acabou por sair vencedora da gala Michelin 2025. Para esta distinção, contribuiu o seu menu-homenagem à obra ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, de José Saramago.
Além do Marlene e do Blind, os outros seis restaurantes que ganharam a sua primeira estrela Michelin foram o Oculto (Vítor Matos e Hugo Rocha), o Vinha (Henrique Sá Pessoa e Jonathan Seiller), o Yoso (Habner Gomes), o Grenache (Philippe Gelfi), o Arkhe (João Ricardo Alves) e o Palatial (Braga).
Às oitos novas estrelas Michelin, juntam-se uma estrela verde para o Encanto (José Avillez); já os oito restaurantes que tinham duas estrelas em 2024, mantêm-nas; os espaços com uma estrela passam a ser 38, aqui com destaque para o facto de o 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, ter perdido a sua (ganhou-a em 2021).
No site oficial do Guia Michelin pode ver mais informações sobre os restaurante distinguidos, assim como a lista dos espaços que fazem parte das lista ‘Bib Gourmand’ (28 restaurantes, 5 novos) e ‘Recomendados’ (116 restaurantes, 35 novos).