O Tang chegou a Portugal na Primavera de 2023 e já foi renovado pela marca? A verdade é que este modelo, na sua segunda geração, já existe no mercado desde 2018.
No mercado, mas apenas no chinês, dado que apenas chegou à Europa em 2021. Depois, como a BYD só entrou em Portugal em Maio de 2023, acabou por ser nessa altura que este SUV de sete lugares ficou disponível para compra no País.
Desta forma, é natural que a marca tenha, agora, anunciado a sua terceira geração, dado que, na prática, a segunda teve seis anos de “vida”. Em termos de design exterior, o novo Tang tem novos pára-choques (que a marca diz serem «mais aerodinâmicos»), assim como novas jantes de 21 polegadas, também estas «mais aerodinâmicos», em virtude de serem mais fechadas.
Esta nova versão traz ainda a mais «recente geração da linguagem de design da BYD, a Dragon Face; esta é uma oposição à Ocean Aesthetics do Seal ou do Dolphin, por exemplo. Outro dos destaques são os «novos faróis angulares full LED».
Lá dentro, uma das grandes novidades é o ecrã táctil de 15,6 polegadas (que continua a ser rotativo, como acontece noutros automóveis BYD); no modelo anterior, o display tinha apenas 12,6 polegadas. Os bancos passam também a ser em pele Nappa e há um novo tom preto para o habitáculo, que se junta ao castanho que o Tang antigo já tinha.
Relativamente à motorização, a principal novidade deste SUV de sete lugares está na mudança de baterias: a nova tem uma capacidade de 108,8 kWh, mais 22,4 kWh que a do seu antecessor. Esta mudança torna o Tang no segundo automóvel eléctrico com a maior bateria do mercado nacional; o primeiro é o Mercedes EQS SUV, com 118.
Como é óbvio, o aumento da capacidade da bateria traduz-se numa maior autonomia: são 530 km em ciclo combinado WLTP (ou «681,5 km em condução urbana»), mais 130 que o Tang anterior. Na lista de características mais técnicas do Tang está ainda um duplo motor eléctrico e o «carregamento rápido DC até 170 kW».
Em termos de preços, o novo BYD Tang está disponível em Portugal na versão Flagship com um preço que começa nos 61 056,91 + IVA, ou seja, 75 098 euros. Os pedidos de informações e test-drive podem ser feitos no site da marca, em Portugal.