O Exuberante é descrito pelos responsáveis como «bistrô elegante e descontraído» com um menu que aposta nos «ingredientes portugueses e sazonais, com destaque para os vegetais».
O Altis abriu no Porto no início de Agosto e, agora, apresenta o seu restaurante, o Exuberante. Aqui, é possível encontrar uma «cozinha que privilegia o sabor dos vegetais mas que realça também a frescura da carne e do peixe». A decoração é «sóbria, elegante e harmoniosa».
A carta deste espaço, um «bistrô elegante e descontraído», foi criada pelos chefs André Cruz (do Feitoria, que tem uma estrela Michelin, no Altis Belém) e Rafaela Ferreira, tem como base os vegetais, com foco nos produtos das várias épocas do ano. No Outono, estão em destaque a curgete e a cebola, protagonistas das entradas Curgete, Hortelã, Sardinheiras (na foto de destaque) e Tarte de Cebola Assada na Brasa.
Mesmo assim, há pratos de carne e peixe, dominados por «sabores nortenhos», ainda que Rafaela Ferreira ressalve que a «proteína animal é opcional». Estas opções são numa carta dividida em quatro categorias: ‘Para partilhar’, ‘Do prado e do mar’, ‘Principais de base vegetal’ e ‘Sobremesas’. Para terminar, há um «carrinho de queijos variados».
No Exuberante, há uma sala principal para sessenta pessoas e uma esplanada com mais 32 lugares; o restaurante é ainda “apoiado” pelo bar Slowly com uma carta de cocktails de autor – criados pelo bartender Marco Guedes – inspirados no Porto, como o Campana (uma homenagem à Torre dos Clérigos – na foto, em baixo) e o Birtudes.
O Altis Porto Hotel fica na zona do Palácio de Cristal e tem vista para o Douro; as reservas no Exuberante podem ser feitas pelo 229 766 200.