Atlântico reabre sob o signo dos vegetais, com o desafio de «recriar receitas icónicas» do Algarve

Os Cogumelos de Coentrada e o Brás de Alho Francês Fermentado com Alface Grelhada e Abóbora são alguns dos destaques.

©Atlântico | Cogumelos de Coentrada
©Atlântico

O restaurante Atlântico, integrado no hotel Vila Vita Parc Resort & Spa, volta a abrir no início de Fevereiro com um menu onde os vegetais têm «privilégio absoluto».

Começa apenas por servir almoços, até 1 de Maio e, durante o Verão, passa a ser um exclusivo para jantares, a partir de 4 de Maio. O Atlântico reabre a 10 Fevereiro, com uma forte aposta nos pratos vegetarianos, com «ADN regional».

«As estrelas principais são os legumes, sem dúvida. A base vegetal, como acontece com toda a cozinha com a inspiração algarvia, mantém-se, assim como o peixe ou os moluscos» explica o chef João Viegas, para quem o maior desafio tem sido «recriar receitas icónicas» do Algarve em versão vegetariana.

O restaurante do hotel Vila Vita Parc Resort & Spa (Porches, Algarve) assume-se como «sofisticado», de «fine dining» e «elegante», mas não deixa de ter alguns dos pratos mais clássicos desta região. Exemplos disso são a Caldeirada (com uma versão vegetariana), o Arroz de Lula e a Sopa de Peixe.

Para quem quiser optar por um prato vegetariano, o chef sugere Cogumelos de Coentrada («inspirados nos Pezinhos de Coentrada», lembra o chef), o Brás de Alho Francês Fermentado com Alface Grelhada e Abóbora. Há ainda um prato, considerado um dos «mais famosos» do restaurante: Brioche de Gamba, com Coentros e Alho Frito.

O menu completo do restaurante Atlântico pode ser visto aqui; as reservas podem ser feitas para 282 310 100 ou [email protected].

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].