O próximo automóvel BYD a chegar à Europa já é conhecido: a marca chinesa revelou o SUV eléctrico Sealion 7 no Salão Automóvel de Paris.
Depois do Seal (foca) e do Dolphin (golfinho), há mais um animal marinho no “reino” da BYD: a novidade é o Sealion 7 (leão marinho), um SUV do segmento D com um ar de fastback musculado, agressivo e desportivo.
Como é habitual na BYD, trata-se de um automóvel 100% eléctrico; em concreto, o Sealion 7 tem tracção às quatro rodas e faz 4,5 segundos dos 0 aos 100, velocidade máxima de 250 km/h e a linguagem de design Ocean que também está nos outros modelos com nome de animais.
Entre os apontamentos de design destacados pela BYD estão os «faróis LED “flutuantes” em formato de U duplo e de curvas esculpidas que evocam o movimento das ondas» e uma traseira «dramática» com um spoiler «tipo “cauda de pato”».
O Sealion 7 conta ainda com a nova tecnologia Blade Battery que se traduz na criação de um módulo de bateria em que «mais células são instaladas na mesma área, comparativamente à tecnologia convencional». Aqui, é ainda usado fosfato de ferro-lítio (LFP), em vez de lítio.
Lá dentro, temos uma «consola central de dois níveis» e estofos em «pele vegana ou Nappa, dependendo do nível de equipamento», com «dois tratamentos de cor». Sobre o sistema de infoentretenimento do Sealion, a BYD não deu detalhes, assim como no que respeita à autonomia, preços e disponibilidade em Portugal.
Neste momento, e em comunicado, a marca chinesa diz apenas que o Sealion «estará à venda, em alguns mercados europeus, ainda este mês, com as primeiras entregas previstas antes do final de 2024».