Chama-se Blss U e tem como mote ‘todos os pecados começaram com uma trinca’. Este gastro bar do Porto tem curadoria do chef Miguel Rocha Vieira e vários pratos… provocadores.
Depois de ter saído da liderança do Anfíbio, Miguel Rocha Vieira tem um novo projecto em Portugal. O chef assumiu a curadoria do Blss U, um novo restaurante do Porto cujo menu se inspira nos sete pecados capitais, uma lista criada pelo Papa Gregório I no século VI.
Além deste conceito, o restaurante (que tem Xavier Oliveira como chef executivo) serve pratos que se inspiram nos «sabores dos quatro cantos do mundo para reinterpretar receitas, desafiando conceitos e questionando paradigmas».
Os responsáveis falam em «irreverência» e «ousadia», mas entre as propostas estão algumas que podem ser mesmo provocantes, tendo em conta que alguns pratos “abalam os alicerces” da gastronomia tradicional. Um deles será Uma Francesinha Meio Asiática.
Com este prato, Miguel Rocha Vieira e Xavier Oliveira criaram uma versão deste símbolo da gastronomia portuense e nortenha para «comer com pauzinhos», onde o pão de forma é enrolado, passado por alga noori, recheado com os «tradicionais enchidos e acompanhado com o famoso molho picante». O aspecto (foto de destaque) é semelhante ao das peças de sushi frito, o que pode por os cabelos em pé aos puristas de uma verdadeira francesinha.
Outros exemplos são a Espetada de Caras de Bacalhau Assadas na Brasa com Citronela e Lima Kaffir, o Caldo Verde Vegan e uma Feijoada de Bacalhau com Puré de Feijão Branco inspirada na receita das Tripas à Moda do Porto. Os chefs transformaram, ainda, a Caldeirada de Peixe numa com «vários tipos de algas, tofu e grão-de-bico».
Este restaurante surge integrado no Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e está aberto todos os dias das 12 às 15:30 e das 19 às 23:30. As reservas podem ser feitas por telefone (913 831 589) ou e-mail ([email protected]).