O restaurante com estrela Michelin do chef francês propõe uma nova viagem pelos sabores nacionais que pode incluir dez ou catorze momentos.
Há mais uma viagem de Julien Montbabut pela gastronomia portuguesa, no restaurante Le Monument. Tal como tem acontecido noutras estações do ano, o menu de Primavera também se inspira nas experiências do chef, que está no País há cinco anos e que, em 2022, conquistou uma estrela Michelin.
Julien Montbabut mantém o recurso a técnicas francesas na confecção dos pratos e o critério da sazonalidade: «Mesmo dentro de cada estação renovamos o menu sempre que chega a época de novos produtos, porque gosto de os utilizar na sua melhor altura, quando são mais frescos e conseguimos extrair o seu melhor sabor».
O novo menu ‘Uma Viagem por Portugal’ pode ter dez ou catorze pratos, com nomes como ‘Despertar dos Sentidos’ (os amuse-bouche), ‘Primavera’ (ervilhas, tiras de choco e alho aromático), ‘Autóctone’ (vitela de produção nacional com maturação de 30 a 45 dias – foto de destaque) ou ‘Poupança de Água’ (pombo, alface hidropónica e pistácio).
Este último, é mesmo um «alerta para o tema da sustentabilidade», personificado no facto de Julien Montbabut usar alface cultivada em produção em hidroponia (sem uso de terra/solo), um método que «economiza 50 a 70% de água».
Os preços de ‘Uma Viagem por Portugal’ variam consoante o menu escolhido (pode ver aqui): o de catorze pratos custa 170 euros, a que se junta uma harmonização vínica de 150 euros; já o de dez pratos fica por 140 euros, com suplemento de vinhos por mais 120 euros.