Primeira gala das Estrelas Michelin em Portugal: esperava-se uma chuva, mas só caíram gotas

Contudo, houve um chef que se pode considerar o vencedor desta gala: Vitor Matos ganhou em dois campos.

©Lino Silva / Antiqvvm
©Lino Silva / Antiqvvm

Pela primeira vez, Portugal recebeu uma gala das Estrelas Michelin, naquilo que muitos previam como uma chuva de distinções para restaurantes nacionais – não aconteceu.

A prometida ‘chuva de Estrelas Michelin’ acabou por ser uma previsão falhada. Esperava-se a tão ambicionada terceira distinção para um restaurante português e várias novas primeiras e segundas estrelas, mas o júri deste guia não alinhou com os “astros”.

Restaurantes como o Belcanto (José Vaillez), o Alma (Henrique Sá Pessoa) e o The Yeatman (Ricardo Costa) arriscam-se, assim, a ser os eternos candidatos a uma terceira Estrela (o galardão máximo) que teima em não chegar.

Contudo, houve um chef que se pode considerar o vencedor desta gala: Vitor Matos ganhou em dois campos. Além de conquistar a segunda Estrela para o seu Antiqvvm (no Porto), também viu o 2Monkeys, onde é consultor (o chef é Francisco Quintas), ganhar a primeira.

De resto, houve apenas três restaurantes a ter a sua primeira Estrela Michelin: Desarma (Otávio Freitas, Funchal), Ó Balcão (Rodrigo Castelo, Santarém) e Sála (João Sá, Lisboa). A lista completa de “estrelados” pode ser vista no site oficial do Guia Michelin.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].