Do 46 ao 25: Belcanto sobe na lista dos cinquenta melhores restaurantes do mundo

Para José Avillez, esta distinção «contribui para a promoção da cozinha portuguesa no mundo e reforça o valor de Portugal enquanto destino gastronómico e turístico».

©Belcanto
©Belcanto

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, subiu 21 posições num ano e está mais acima na lista The World’s 50 Best Restaurants 2023.

O ranking The World’s 50 Best Restaurants, que começou a ser feito pela revista britânica Restaurant em 2002, distinguiu o Belcanto como o 25.º melhor restaurante do mundo.

A primeira vez que o projecto de José Avillez marcou presença nesta lista foi em 2019, com entrada directa para a 42.ª posição, que manteve em 2021 (em 2020 não houve edição, devido à pandemia).

Em 2022, o Belcanto desceu para o 46.º lugar, mas, um ano depois, sobe 21 posições. Entre os pratos destacados pela organização deste ranking, está o «caprichosamente chamado» A Horta da Galinha dos Ovos de Ouro, uma das entradas do menu à la carte.

Para o chef, esta distinção «contribui para a promoção da cozinha portuguesa no mundo e reforça o valor de Portugal enquanto destino gastronómico e turístico».

O Belcanto (que tem duas estrelas Michelin) fica na Rua Serpa Pinto, perto Largo São Carlos, em Lisboa, e só funciona com reservas, que podem ser feitas pelo 213 420 607 e no site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].