José Avillez faz-se ao mar: o chef tem um novo restaurante no Guincho onde os reis são o peixe e o marisco

Este restaurante de José Avillez no Guincho tem duas salas e duas esplanadas, ambas com vista para o mar.

©Grupo José Avillez
©Grupo José Avillez

Depois do Cantinho do Avillez, o Maré: o novo restaurante do chef em Cascais fica no Guincho e, claro, tem vista para o mar.

«Tenho uma relação muito forte com o mar. O cheiro da maresia transporta-me para a infância; o mar sempre foi uma grande influência na minha cozinha». E, agora, esta influência chega a “vias de facto”.

José Avillez tem um novo restaurante em Cascais, o segundo, depois do Cantinho. O Maré fica no Guincho, na Avenida Nossa Senhora do Cabo 9000, tem duas salas e duas esplanadas – todas com vista para o oceano Atlântico.

Aqui, como seria de esperar, a aposta é no «peixe e no marisco português», com um bar de “crus”, onde o chef sugere a Corvina Marinada com Cebola Roxa e Abacate, Arroz de Carabineiros, Caranguejo e Amêijoas, e o “Royal” de Mariscos.

©Grupo José Avillez
©Grupo José Avillez | As duas esplanadas e as duas salas do Maré têm vista para o Atlântico.

Contudo, também há pratos de carne no Maré: Bife do Lombo (com molho à café e batata frita) e os Bifinhos de Vitela Branca (com molho de mostarda e alcaparras) também estão na carta do novo restaurante de José Avillez.

Na decoração, da responsabilidade do atelier AnahoryAlmeida, destacam-se «vários elementos ligados aos oceanos»: entre estes, estão «painéis de azulejos Viúva Lamego que evocam o fundo do mar», uma «raia em madeira com três metros» de Luis Gallego; e esculturas em «cerâmica com figuras de peixes e cavalos-marinhos» do Studio Bongard.

O Maré está aberto de Quarta-Feira a Domingo, para almoços e jantares; as reservas podem ser feitas pelo 916 001 527.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].