Max: a nova vida da HBO chega a Portugal dia 21 de Maio e «não é apenas uma mudança de nome»

O grande objectivo do Max é «redefinir o cenário do streaming» em todo o Mundo, com uma «oferta flexível de conteúdos» - a transmissão completa dos Jogos Olímpicos é o grande trunfo para o Verão.

©TRENDY Report | HBO Max 1
©TRENDY Report

A Warner Bros. Discovery (WBD, dona da HBO) fez hoje em Lisboa uma conferência de imprensa para anunciar as novidades da plataforma para 2024.

Esta mudança estava anunciada há alguns meses, mas só hoje a HBO decidiu apresentar “ao vivo” a sua nova “vida”: a 21 de Maio, este serviço de streaming muda de nome e passa apenas a chamar-se Max. Contudo, o conceito não passa apenas pelo rebranding.

Segundo Alessandro Araimo, vice-presidente executivo e director da WBD para o Sul da Europa será «toda uma nova plataforma e não apenas um novo nome». Aos filmes, séries e documentários que já fazem parte do portfólio, juntar-se-ão programas de reality TV, conteúdos da Discovery+ e acontecimentos de desporto. O principal será os Jogos Olímpicos de Paris.

Desporto no Max vai do ciclismo ao ténis

Luís Piçarra, director de produção da Eurosport (canal que também faz parte da WBD) diz mesmo que esteve evento desportivo será o «grande blockbuster» do Max para o Verão. A plataforma vai assegurar a transmissão de «todas as provas», cabendo ao utilizador seleccionar aquilo que quer ver: «Cada um de nós vai poder fazer a sua programação».

©TRENDY Report | HBO Max
©TRENDY Report | Alessandro Araimo explicou as principais mudanças que vamos ver no Max.

O responsável da Eurosport lembra ainda que uma das características das transmissões de desporto será a capacidade de podermos «seleccionar o ângulo que quisermos», uma opção que estará disponível em eventos seleccionados. Entre estes estarão, por exemplo, o torneio de Roland Garros, as 24 Horas de Le Mans e às voltas em bicicleta de Itália, França e Espanha. Contudo, ver estes eventos vai obrigar a pagar o suplemento Sports Pack, por 4,99 euros/mês.

Com isto, Alessandro Araimo diz que o grande objectivo do Max é «redefinir o cenário do streaming» em todo o Mundo, com uma «oferta flexível de conteúdos», o que irá servir para «alargar a plataforma ao máximo de público possível».

Ao contrário do que acontece com outros serviços, o director da WBD garantiu ainda que o Max não vai ter planos com publicidade: o preço do básico, que inclui os Jogos Olímpicos, conteúdos a 1080p e sem possibilidade de múltiplos streams, tem uma mensalidade de 7,99 euros. Será ainda criado um plano premium, com 4K e multiplataforma, por 14,99 euros.

Joker 2 e Beetlejuice 2 confirmados no Max

Em relação aos conteúdos de ficção, Joana Silva, vice-presidente de programação & aquisições [de conteúdos] da WBD em Portugal lembrou que a plataforma tem «mais de 4500 horas de programação original» e garantiu a chegada de vários filmes ao Max. Entre estes, estão os ainda não-estreados Furiosa, Beetlejuice 2 e Joker: Folie a Deux. Dune 2 também está na lista de estreias.

©HBO | House of the Dragon
©HBO | A segunda temporada House of The Dragon é a primeira grande estreia no “novo” Max.

O que também está garantido no Max são séries originais baseadas em filmes: Dune Prophecy (uma prequela), Welcome to Derry (mais uma prequela, dos filmes It) e Harry Potter (a adaptação de todos os sete livros, com JK Rowland no papel de produtora executiva). Nas séries, as próximas grandes estreias serão a segunda temporada de House of The Dragon, que chega a 17 de Junho; e The Pinguin (baseado na nova série de filmes The Batman, de Matt Reeves), que deve sair no Outono deste ano.

Séries portuguesas com atenção especial

Sobre a presença de conteúdos nacionais no Max, Joana Silva diz que a «aposta clara na lusofonia se vai manter», com a vice-presidente de programação & aquisições a sublinhar que a plataforma quer ser uma «casa portuguesa» e que, neste sentido, «adicionou «mais de cem horas de produção nacional nos últimos meses».

Uma das próximas séries com participação nacional a estrear será uma original espanhola, Faváritx, com produção de Leonel Vieira e um elenco com cinco actores portugueses: Pêpê Rapazote, Carolina Carvalho, Benedita Pereira, Adriano Luz e João Baptista.

©HBO | 100 Foot Wave
©HBO | A terceira temporada de A Grande Onda da Nazaré foi confirmada por McNamara, mas ainda não tem data de estreia.

Leonel Vieira, que também esteve presente nesta conferência de imprensa, descreve Faváritx com um «thriller de suspense», cuja história gira à volta de um «serial killer que mata pessoas fazendo com que pareçam suicídios». As gravações começaram há «três semanas» e passam por Menorca, Valência e Norte de Portugal» – a data de estreia ainda não é conhecida, mas só deverá acontecer em 2025.

Outra das presenças na apresentação de hoje do Max foi Garrett McNamara, que anunciou a terceira temporada de A Grande Onda da Nazaré, onde vai haver «outros spots de surf e histórias mais profundas»; e Rita Pereira, que falou sobre a série brasileira Dona Beija (estreia em 2025), onde irá interpretar Siá Boa.


Para esclarecer todas as dúvidas sobre a passagem de HBO Max para Max, há um pequeno FAQ com as principais perguntas e respectivas respostas que podem surgir por parte dos utilizadores.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].