Barão Fladgate: o restaurante de Gaia inspira-se na música e “remasteriza” os seus pratos best-sellers

Segundo Tiago Ramos, chef do Barão Fladgate, a ideia foi incluir «detalhes surpreendentes» nos pratos que já existiam, com o objectivo de «enfatizar o que de melhor têm».

©Barão Fladgate
©Barão Fladgate

Tal como as editoras discográficas pegam em álbuns antigos e dão uma nova sonoridade à músicas, o Barão Fladgate faz «renascer pratos antigos, servindo-os com pinceladas de novas cores e texturas».

A mais recente carta do restaurante do Centro de Visitas dos vinhos Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, aposta pouco nas entradas de novos pratos. Ao contrário disso, o conceito passou por “remasterizar” os que têm «mais procura», numa inspiração no mundo da música.

Segundo Tiago Ramos, chef do Barão Fladgate, a ideia foi incluir «detalhes surpreendentes» nos pratos que já existiam, com o objectivo de «enfatizar o que de melhor têm» – a excepção é apenas uma, a Barriga de Leitão.

Este prato, a única estreia na carta, é servido com molho de pimenta tradicional e uma inovação do chefe: puré de nabo. «Trabalhei para enobrecer este legume e ao mesmo tempo criei uma harmonização plena, já que a sua adstringência ajuda a cortar a gordura e a pimenta do prato, equilibrando sensações e aromas», explica Tiago Ramos.

Entre as outras opções, todas «remasterizadas» estão o Tártaro de Vieira, a Corvina (com arroz em caldo de berbigão), o Lombo (de novilho, acompanhado de «pickel de rama de aipo e couves coloridas»), o Bacalhau (agora com batata rosti) e o Vitelão (com molho de café).

Além das opções à carta, o Barão Fladgate tem ainda um menu de degustação harmonizado com vinhos Taylor’s. As reservas podem ser feitas pelo número 220 943 805.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].