Carta de Inverno do Barão Fladgate é assinada por um novo chef: Tiago Ramos junta rigor e família à mesa

Tiago Ramos propõe um menu que «homenageia as raízes da gastronomia portuguesa».

©Barão Fladgate
©Barão Fladgate

O sucessor de Ricardo Cardoso estreia-se no Barão Fladgate. Tiago Ramos criou uma carta que junta influências familiares com o rigor e o saber técnico dos seus tempos de formação.

A carta de Inverno do restaurante Barão Fladgate, que fica nas caves Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, é assinada por um novo chef: Tiago Ramos sucede a Ricardo Cardoso e propõe um menu que «homenageia as raízes da gastronomia portuguesa».

Para criar esta nova carta, o Tiago Ramos juntou duas “escolas”: «Dos meus tempos de formação, veio o rigor e o saber técnico, a base para um serviço pensado ao mais ínfimo detalhe. Das minhas origens familiares, recupero a paixão e a entrega das figuras maternas, também elas cozinheiras, e as principais impulsionadoras para a incessante procura de sabores e experiências que compõem a minha assinatura».

©Barão Fladgate
©Barão Fladgate | Tiago Ramos traz influências das mulheres de família para a cozinha do Barão Fladgate.

Nas entradas, o destaque é a Truta, servida com um vichyssoise, pimentos, salsa, pó de tomate seco e broa de Avintes (imagem de destaque); e o Tártaro de novilho, crocante de cebola, pickles de mostarda, maionese de lima e gengibre, gema e queijo Gruyère, de origem suíça.

Depois, seguem-se os pratos principais com opções de carne e peixe. Tiago Ramos faz uma versão renovada do bacalhau servido do restaurante, com toucinho de porco, carabineiro, couve-flor, alface do mar e crocante de crustáceos; e serve um Pato, magret e coxa, crocante e foie gras, ervilhas de quebrar, rabanetes, puré de milho braseado, espargos, molho de laranja e pimenta Sichuan.

©Barão Fladgate
©Barão Fladgate | O chef renovou o prato de bacalhau do restaurante.

Há ainda pratos vegetarianas, como a Couve-flor grelhada com chimichurri e sobremesas, como a Chocolate (com flexi ganache de chocolate negro e branco, de acordo com os ensinamentos da cozinha molecular, sponge cake de amêndoa, gel e gelado de café Arábico) e mais um prato clássico do Barão Fladgate reinventado por Tiago Ramos, a Pannacotta (com fava tonka, ruibarbo confit em frutos vermelhos, pérolas de yuzo, merengue e gelado de baunilha)

O Barão Fladgate, está aberto todos os dias da semana, sempre com o mesmo horário: para almoços, das 12:30 às 15; e para jantares, das 19 às 22:30. As reservas podem ser feitas pelo 223 772 951; o menu completo pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].