Cândido de Oliveira, o primeiro capitão da selecção nacional de futebol, esteve envolvido num caso de espionagem durante a Segunda Guerra Mundial.
O novo filme de Jorge Paixão da Costa vai contar a história de uma das mais importantes figuras da história do futebol português. Cândido de Oliveira jogou pela selecção nacional, foi o seu primeiro capitão (1921), assumiu o cargo de seleccionador (1928) e treinou o Sporting (1946/47).
Cândido de Oliveira não ficou, contudo, apenas conhecido pelo futebol: «Acompanha a rede PAX, que os britânicos operam em Portugal entre 1941 e 1942, composta por portugueses e aliados, que prevê um plano de destruição de infraestruturas e contra-espionagem, no caso da invasão de Portugal pelos alemães», conta a Ukbar Filmes, responsável pela produção do filme.
Em 1942 esta rede é «desmantelada» pelo Estado português: Cândido de Oliveira é preso, interrogado e enviado para o Tarrafal, onde fica quase três anos. Quando chega a Portugal, funda o jornal A Bola com Vicente de Melo e Ribeiro dos Reis. Hoje em dia, dá o nome à Supertaça portuguesa, disputada entre os vencedores do Campeonato e da Taça.
Cândido é protagonizado por Tomás Alves (Cândido de Oliveira), Teresa Tavares (Laura Prata), Jorge Corrula (Ribeiro dos Reis) e Filipe Vargas (Jack Beevor). Margarida Moreira, Carloto Cotta, Mariana Monteiro e Tiago Aldeia também estão no elenco principal.
A estreia do filme está marcada para 9 de Maio.