Con­ta­do por Mulhe­res: RTP e Ukbar têm um projecto para a estreia de dez telefilmes 4K em 2021

©Daan Stevens
©Daan Stevens

Em 2021, a RTP vai estrear telefilmes realizados apenas por mulheres. A produção é da Ukbar e as estreias estão agendadas para o último trimestre.

São dez, os telefilmes da Ukbar que chegam à televisão pública entre Outubro e Dezembro de 2021. As filmagens começam em Abril em localidades do Centro de Portugal, confirmou a produtora à agência Lusa – Covilhã, Alcobaça, Guarda e Ovar, por exemplo.

As histórias serão baseadas em dez «obras literárias» de Mário de Carvalho, Maria Archer, Ber­nar­do San­ta­re­no, Ond­ja­ki, Soei­ro Perei­ra Gomes e Mário Zambujal, entre outros.

O conjunto de realizadoras também já está definido: Ana­be­la Morei­ra, Ana Cunha, Cris­ti­na Car­va­lhal, Dani­e­la Ruah e Maria João Luís, Sofia Tei­xei­ra Gomes, Dia­na Antu­nes, Fabi­a­na Tava­res, Lau­ra Sei­xas e Rita Barbosa.

Telefilmes gravados em 4K

«Con­ta­do por Mulhe­res é uma apos­ta em boas his­tó­ri­as, dos melho­res auto­res por­tu­gue­ses pro­cu­ran­do fazer cho­rar, rir, sen­tir dra­mas de épo­cas ou ir até aos sen­sí­veis desa­fi­os morais da atu­a­li­da­de. Mas, aci­ma de tudo, entre­ter com per­so­na­gens ins­pi­ra­do­ras», diz a Ukbar.

Este projecto, cujos filmes serão gravadas em 4K, tem ainda a participação da produtora polaca Kra­kow Film Klaster.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].