Curtas de Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima vão estrear ‘Entre Muros’ nos cinemas nacionais

Estas curtas mostram-nos «três visões de personagens, que estando em distintas fases da vida, têm em comum o facto de viverem cercadas por muros físicos ou metafóricos».

©Basil da Cunha | 2720
©Agência da Curta Metragem / Basil da Cunha

Em Maio, três filmes da Agência da Curta Metragem vão estrear em conjunto, reunidos numa única sessão: 2720, Corpos Cintilantes e Natureza Humana.

Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima vão ver as suas curtas chegar aos cinemas nacionais, em Maio. Os filmes não vão, contudo, ter exibições em separado: fazem parte de uma sessão chamada ‘Entre Muros’ que os vai mostrar aos três, com a duração de quase 65 minutos.

De acordo com a Agência da Curta Metragem (que distribui os filmes) 2720, Corpos Cintilantes e Natureza Humana (todos de 2023) passaram por festivais como o Vision du Réel, a Semana da Crítica de Cannes ou o de Roterdão. Estas curtas mostram-nos «três visões de personagens, que estando em distintas fases da vida, têm em comum o facto de viverem cercadas por muros físicos ou metafóricos».

@Agência da Curta Metragem
@Agência da Curta Metragem | Natureza Humana e Corpos Cintilantes juntam-se a 2720 (foto de destaque) para a sessão ‘Entre Muros’.

Em 2720 (Basil da Cunha, 25 minutos) seguimos a história de Camila, «uma menina de sete anos, que anda à procura do irmão» e de Jysone, que passados seis anos de prisão e cinco semanas em liberdade encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado».

Corpos Cintilantes (Inês Teixeira, 23 minutos), o primeiro filme desta realizadora «explora um momento particular na vida de Mariana, uma jovem de dezasseis anos que, ao ser convidada para passar um fim-de-semana em Leiria, em casa do seu colega Jorge, começa a olhar para ele de outra forma.

Finalmente, Natureza Humana (Mónica Lima, 25 minutos) acompanhamos um «casal lisboeta que vê os seus planos de começar uma família serem tomados por um sentimento de incerteza».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].