AgĂȘncia da Curta Metragem prepara dois programas com filmes sobre o 25 de Abril

Com estes filmes «traça-se um breve panorama sobre a forma como o Estado Novo, a guerra colonial e a Revolução de 25 de Abril de 1974 foram retratados pelo cinema portuguĂȘs».

©Edgar PĂȘra | 25 Abril
©Edgar PĂȘra

Esta Ă© mais uma iniciativa no Ăąmbito dos cinquenta anos da Revolução: hĂĄ dois programas com curtas sobre o 25 de Abril que podem ser “contratados”.

A iniciativa ’25 de Abril em Curtas’ Ă© a mais recente forma de a AgĂȘncia da Curta Metragem se associar Ă s comemoraçÔes os cinquenta anos da Revolução dos Cravos. Esta produtora jĂĄ tinha anunciado, tambĂ©m, em Março, ‘Curtas de Abril’, um conjunto de sessĂ”es de cinema para escolas.

Estes filmes estĂŁo disponĂ­veis em dois programas, um com seis e outro com cinco filmes, que podem ser “contratados” por municĂ­pios, salas de cinema, organizaçÔes e associaçÔes culturais, por exemplo, para criar sessĂ”es e cinema.

O programa 1 inclui as curtas A Noite Saiu À Rua (Abi FeijĂł, 4′), A Menina (SimĂŁo Cayatte, 15′), Antes de AmanhĂŁ (Gonçalo GalvĂŁo Teles, 16′), A Caça RevoluçÔes (Margarida RĂȘgo, 11′), Lugar em Parte Nenhuma (BĂĄrbara Oliveira e JoĂŁo Rodrigues, 16′) e Estilhaços (JosĂ© Miguel Ribeiro, 18′).

©AgĂȘncia da Curta Metragem
©AgĂȘncia da Curta Metragem

No programa 2 estĂŁo Os Salteadores (Abi FeijĂł, 14′), O Casaco Rosa (MĂłnica Santos, 8′), 25 de Abril – Uma Aventura para a Democracia (Edgar PĂȘra, 16′ – na foto de destaque), Porto, 1975 (Filipa CĂ©sar, 10′) e MetĂĄfora ou a Tristeza Virada do Avesso (Catarina Vasconcelos, 30′).

Com estes filmes «traça-se um breve panorama sobre a forma como o Estado Novo, a guerra colonial e a Revolução de 25 de Abril de 1974 foram retratados pelo cinema portuguĂȘs», diz a AgĂȘncia da Curta Metragem.

As reservas, cujas condiçÔes podem ser consultadas aqui, tĂȘm preço de 300 (os dois programas) e 150 euros (um programa).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].