Este eco-lounge de Cascais, que junta um restaurante a um espaço de lazer, mantém a maior selva do mundo como “farol” para criar um novo menu.
Como já tinha acontecido em 2023, o Palaphita volta a inspirar-se na Amazónia para o menu de Primavera, desta vez com os pratos a receberem nomes de expressões do «Norte do Brasil» e a terem na mandioca o seu principal ingrediente.
Pavulagem, Emperiquitada, Chibata e Pai d’Égua transformam-se, assim, nos nomes das novas criações da chef Natacha Fink. A primeira, que significa a «atitude de quem quer parecer o que não é», chega à mesa como uma «massa de arroz tipo bifum com vegetais e lula plant based, teriyaki de cupuaçu, molho de soja e geleia de pimentas brasileiros».
Já a Emperiquitada, uma coisa ou alguém «demasiadamente enfeitado», é uma «salada de estilo mediterrâneo com pepino», com «cubos de queijo de cabra, tomatinhos, azeitonas, pickles de cebola roxa com açaí, folhosos da horta e húmus caseiro com azeite».
Quem preferir um prato de carne, pode optar pela Chibata, algo que é «muito bem feito»; à mesa, chega-nos um «lombo de bovino sobre puff de mandioca recheada com queijo, acompanhado de cogumelos no seu próprio molho e azeite trufado».
O menu continua com o Pai d’Égua (significa ‘fenomemal’), um «queijo tipo coalho grelhado em cubos e servido com geleia de caju»; o Banzeiro («massa de arroz tipo bifum com camarões salteados e legumes da estação, teriyaki de cupuaçu, molho de ostra e geleia de pimentas brasileiros»); e a sobremesa Vixe Maria, um doce de «creme lácteo supergelado recheado com doce de amendoim e a sua paçoca».
Para beber, o Palaphita sugere as «caipirinhas e caipiroskas de Maracujá, a Margarita de Melancia, a Pinga Colada (cachaça premium, leite de côco e abacaxi) e o mocktail #GoItalo (uma homenagem ao surfista Ítalo Ferreira, com laranja, limão e frutas vermelhas).