Quinta edição do PODES confirma Fumaça como o podcast mais premiado em Portugal

Este ano, o Fumaça ganhou o prémio principal do PODES 2023 - 'Podcast do Ano', a que juntou mais dois.

©Fumaça | Podes 23
©Fumaça

E vão oito: desde que o festival português de podcasts teve a sua primeira edição, em 2019, o Fumaça só não ganhou prémios em 2022.

O Fumaça, um podcast de jornalismo de investigação criado em 2016, foi o grande vencedor da edição de 2023 do PODES. Este projecto ficou conhecido por trabalhos como a reportagem dedicada ao mundo da segurança privada e, mais recentemente, pela série Desassossego, com treze episódios, sobre saúde mental, que já este ano recebeu o Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.

Este ano, o Fumaça ganhou o prémio principal do PODES 2023 – ‘Podcast do Ano’, a que juntou o ‘Prémio ISEG – Política, Economia e Informação’ e o ‘Questões Sociais’. Assim, o Fumaça consolida-se como líder nos galardões atribuídos neste festival, oito, a que se juntam: ‘Podcast do Ano’ e ‘Entrevista’ (2019); ‘Entrevista’ e ‘Informação/Educação’ (2020); e ‘Narrativa’ (2021). Em 2022, este projecto não ganhou qualquer prémio.

Nesta edição, Hugo van der Ding voltou a conquistar uma das categorias – o humorista e autor de Vamos Todos Morrer (Antena 3) ganhou em ‘Entrevista’, com o podcast que faz para Fnac: Ponto de Desencontro. Nos PODES de 2022 e 2021, tinha sido o vencedor com Duas Pessoas a Conversar (onde fazia dupla com Martim Sousa Tavares) em ‘Humor’ e ‘Lazer/Tempos Livres’.

©Fnac | Ponto de Desencontro
©Fnac | Ponto de Desencontro é mais um podcast para a colecção de Hugo van der Ding, depois de Duas Pessoas a Conversar, Era Uma Vez Duas Pessoas, Vamos Todos Morrer e Vamos Para a Tua Terra.

A actriz Vera Kolodzig também se destacou nesta edição: depois de ter vencido em 2021, voltou a ganhar na categoria ‘Lifestyle’ com o podcast Kológica, sobre ambiente e ecologia. O mesmo acontece com Matraquilhos, no ‘Desporto’, que repete a distinção de 2019; e com Humor à Primeira Vista, que venceu em ‘Entrevista’, no PODES 2022 e, este ano, ficou com o primeiro lugar na categoria ‘Humor’. Estes foram os vencedores da edição de 2023 do PODES:

Cinema e Televisão: Sala Azul
Prémio ISEG – Política, Economia e Informação: Fumaça
Entrevista: Ponto de Desencontro
Humor: Humor à Primeira vista
Arte e Cultura: Vale a Pena
Jogos e Passatempos: Geekices do Demo
Prémio Podsqueeze Ciência, Tecnologia e Educação: Azul
Questões Sociais: Fumaça
Lifestyle: Kológica
Rádio: 90 Segundos de Ciência
Narrativa: Dominó
Desporto: Matraquilhos
Prémio Vozes: Primeira Linha
Prémio do Público: Dois em 1
Podcast do Ano: Fumaça

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].