Chooo-choooo: Expresso do Oriente faz 140 anos com uma versão em LEGO (mas sem minifigura de Hercule Poirot)

Com 2540 peças, o Expresso do Oriente tem mais de um metro de comprimento e é composto por locomotiva principal, tender, vagão-cama e vagão-restaurante.

©LEGO | Expresso Oriente
©LEGO

O comboio que faz parte do imaginário de muitos fãs viagens (além de filmes e livros) é o mais recente set LEGO Ideas, criado pelo francês Thomas Lajon.

Em ano de 140.º aniversário, o Expresso do Oriente começa a fazer uma viagem diferente, desta vez em LEGO. Com base num projecto de Thomas Lajon, para a plataforma Ideas, este set recria um dos mais famosos comboios do mundo.

Eternizado em vários filmes e livros, foi o policial de Agatha Christie – Crime no Expresso do Oriente – a popularizar ainda mais, quer a viagem (entre Londres e Instambul), quer o comboio, que se estreou em 1883. A última viagem foi em 1977, mas, actualmente, há uma rota que sai de Viena e vai até à cidade turca.

©LEGO | Expresso Oriente Caixa
©LEGO

Apesar de o comboio nos transportar até ao livro de Agatha Christie, neste kit não há lugar para uma minifigura de Hercule Poirot. À falta do detective belga, temos «um maquinista, um chefe, funcionários e uma variedade de passageiros que retratam diferentes tipos de viajante», diz a LEGO.

Com 2540 peças, o Expresso do Oriente tem mais de um metro de comprimento e é composto pelo locomotiva principal, o tender (o pequeno vagão onde é armazenado o carvão), um vagão-cama e um vagão-restaurante. Este projecto teve luz verde para ser produzido em Outubro de 2022, mas só agora vai chegar às lojas: será a 1 de Dezembro, por 299,99 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].