Very Very Old Tawny. Este novo vinho do Porto custa quase seis mil euros e vem numa garrafa de cristal

Este vinho é «sedutor e intenso, sustentado por uma estrutura elegante, exibindo múltiplas dimensões de aroma (...) com um núcleo de caramelo de mel e manteiga, fragrâncias de pêssegos secos e ameixas», segundo os produtores.

©Wine Million
©Wine Million

Portugal tem um novo vinho do Porto, que resulta de uma parceria entre a Wine Million e o produtor Dirk Niepoort. A disponibilidade está limitada a 150 garrafas.

É uma história com mais de cem anos e começa com uma produção de colheita tardia armazenada desde 1900: o Very Very Old Tawny é o «legado valioso» que Custódio Dias passou ao filho José Dias. A empresa familiar Wine Million apresenta agora o resultado desta “herança”.

O Very Very Old Tawny Port “Verídico 1900” é o primeiro vinho da empresa «pensado para colecionadores ou consumidores fascinados por produtos exclusivos». Com «mais de um século de envelhecimento» em barricas de carvalho, este Porto foi «refinado» por Dirk Niepoort e tem apenas 150 garrafas.

Cada uma custa 5900 euros e é feita em cristal Atlantis da Vista Alegre, um posicionamento de mercado que José Dias, CEO da Wine Million, justifica: «Não banalizar o vinho do Porto é uma luta que a minha geração deve travar e também a nossa responsabilidade. O Verídico vem afirmar a nossa posição e para onde queremos ir. De Portugal para o mundo».

©Wine Million | Dirk + Jose
©Wine Million | Dirk Niepoort juntou-se a José Dias para produzir este novo vinho do luxo.

Segundo os responsáveis pela criação deste Very Very Old Tawny, o vinho é «sedutor e intenso, sustentado por uma estrutura elegante, exibindo múltiplas dimensões de aroma (…) com um núcleo de caramelo de mel e manteiga, fragrâncias de pêssegos secos e ameixas, bem como uma aura de menta e eucalipto». As encomendas podem ser feitas no site da Wine Million.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].