Revolução (Sem) Sangue é o novo filme sobre o 25 de Abril; é a história das mortes de protestantes em frente à sede da PIDE

Curiosamente, o filme conta com um conjunto de actores que entrou numa série da RTP, com algumas ligações a este período da história portuguesa, Conta-me Como Foi: Catarina Avelar, Luís Ganito e Luis Lucas.

À “colecção” onde já estavam filmes como Capitães de Abril e Salgueiro Maia – O Implicado, junta-se um novo, realizado por Rui Pedro Sousa.

Ainda não tem data de estreia concreta (sabe-se apenas que é em 2024), mas é quase certo que vai chegar aos cinemas durante o ponto alto da comemoração dos cinquenta anos do 25 de Abril. Revolução (Sem) Sangue é inspirado em «factos reais» e conta a «história das mortes» ligadas a este dia.

Com realização de Rui Pedro Sousa, o filme as vidas de cinco homens com um ideal em comum: «Sonham com a liberdade, a liberdade de expressão e uma hipótese de se livrarem do atroz governo ditatorial que governa Portugal há quarenta anos».

Os protagonistas são João Arruda (20 anos, estudante de filosofia), Fernando Giesteira (18 anos, empregado num clube nocturno), Fernando Reis (23 anos, soldado), António Lage (33 anos, escrivão na PIDE) e José Barneto (38 anos, pai de quatro filhos e activista).

«As suas vidas separadas ligam-se aos horríveis acontecimentos reais do dia 25 de Abril de 1974, quando a PIDE disparou vários tiros contra uma multidão de 200 pessoas que protestavam em frente à sua sede. Alguns morrem e outros ficam feridos. Mas quem?», pode ler-se na sinopse de Revolução (Sem) Sangue.

©Station / Filmesdamente / Filmax
©Station / Filmesdamente / Filmax

Curiosamente, o filme conta com um conjunto de actores que entrou numa série da RTP, com algumas ligações a este período da história portuguesa, Conta-me Como Foi: Catarina Avelar, Luís Ganito e Luís Lucas. No elenco estão ainda Lucas Dutra, Helena Caldeira, São José Correia, Dinarte de Freitas, João Pedro Vaz e Rui Neto.

Revolução (Sem) Sangue conta com produção da Station com a Filmesdamente e a Filmax; o filme teve apoio do «ICA, da Câmara Municipal de Lisboa, do Exército Português e da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril»; a distribuição é assegurada pela Cinemundo e pela RTP.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].