Extremamente Desagradável, Taylor Swift e T-Rex são os campeões nacionais do Spotify em 2023

Como é habitual, a plataforma disponibiliza o Wrapped para cada utilizador, mas este ano há três novas forma de «descobrir e celebrar o ano na música».

©Spotify | Wrapped 2023
©Spotify

Mesmo quando ainda falta mais de um mês para o ano acabar, o Spotify já partilhou a lista com os artistas e podcasts mais ouvidos de 2023.

Em 2022, a lista dos mais ouvidos do Spotify foi tornada pública a 27 de Dezembro, mas este ano chega um mês mais cedo, o que significa que estes dados podem ficar desactualizados quando o ano chegar ao fim.

Assim, e a mais de um mês do final de 2023, os artistas mais ouvidos no Spotify são o rapper T-Rex (nacional – na foto de destaque) e Taylor Swift (internacional); estes são os sucessores de Ivandro e Ed Sheeren, os campeões de 2022. T-Rex também tem o primeiro lugar nos álbuns mais ouvidos, com ‘Cor D’Água’. A artista feminina mais ouvida é Bárbara Tinoco.

©Spotify | Drenchill
©Spotify

A música internacional mais ouvida é Flowers (Miley Cyrus) e o podcast internacional mais ouvido é The Joe Rogan Experience. Já o artista português mais ouvido em todo o mundo é o DJ Drenchill (foto em baixo).

Nos podcasts, sem surpresas, o mais ouvido continua a ser Extremamente Desagradável, de Joana Marques (repete o “título” de 2022); na “categoria” de música mais ouvida, há uma estreia: «Pela primeira vez na história do Wrapped em Portugal, pertence a uma artista feminina portuguesa – Como Tu (feat. Ivandro), de Bárbara Bandeira», diz o Spotify.

©Spotify / DR.
©Spotify / DR. | em Portugal, a lista com os mais ouvidos do Spotify não se chama Wrapped, mas sim Flashback.

Como é habitual, a plataforma disponibiliza o Wrapped (em Portugal, chama-se ‘Flashback’) para cada utilizador, mas este ano há três novas forma de «descobrir e celebrar o ano na música»: ‘Eu em 2023’ (atribui uma personagem temática a cada utilizador, tendo em conta como interage com o Spotify); ‘Sound Town’ (dá-nos uma cidade com base no tipo de música que ouvimos); e ‘Wrapped Feed’ (uma opção presente no ecrã inicial da app, que nos dá acesso a tudo o que tenha que ver com os melhores de 2023).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].