Competição de fotografia e vídeo sobre as ondas gigantes da Nazaré está de volta para temporada 2023/24

As inscrições estão abertas até 30 de Abril de 2024. Os vencedores são conhecidos no final de Maio.

©Mercedes-Benz | Nazaré
©Mercedes-Benz

A segunda edição dos Nazaré Winter Sessions Awards (em 2023 chamou-se Winter Sessions Contest) regressa este ano com menos categorias e um prize money mais baixo.

A competição de fotografia e vídeo organizada pelo Beachcam e pela Mercedez-Benz chega à sua segunda edição, com o mesmo conceito: desafiar «profissionais amadores e estudantes da arte» a fotografar o ambiente em torno das ondas grandes da Nazaré.

Este ano há várias mudanças relativamente à edição anterior: para começar, há menos categorias. Se em 2022/23 tínhamos ‘Nazaré’, ‘Onda’, ‘Wipeout’, ‘Resgate’ e ‘Mercedes-Benz’, desta vez há apenas ‘Onda’, ‘Wipeout’ e ‘Mercedes-Benz|Nazaré’. Ou seja, a organização juntou duas delas numa só e fez desaparecer outra.

Depois, o valor total dos prémios é (muito) mais baixo: de 25 mil euros passou para 16 500 (menos 8500 euros). Os primeiro lugares de cada uma das três categorias continuam a ganhar 2000 euros, mas há uma novidade. Os segundos e terceiros passam recebem dinheiro em vez de experiências Mercedes-Benz: 500 e 250 euros, respectivamente.

©Juan Lazkano
©Juan Lazkano | Juan Lazkano foi o vencedor de 2022/23 na categoria ‘Nazaré’ do Nazaré Winter Sessions Contest.

Os trabalhos, em fotografia ou vídeo para os Mercedes-Benz Nazaré Winter Sessions Awards 2023/2024 podem ser entregues até 30 de Abril de 2024. Também ao contrário do que aconteceu na edição anterior, não é o público que define o vencedor, mas apenas os dez finalistas de cada categoria.

Este ano, a decisão cabe a um júri, do qual faz parte, por exemplo, Garrett McNamara; os resultados-finais serão conhecidos a 25 de Maio de 2024, com as melhores fotos a participarem em exposições nos espaços Mercedez-Benz Surfing Lounge (Nazaré) e Oceanic Lounge (Lisboa).

«Simultaneamente, os trabalhos têm a possibilidade de fazer parte do livro sem fins lucrativos ‘Mercedes-Benz Nazaré Winter Sessions Awards 2023/2024’» à semelhança do que aconteceu na edição de estreia desta competição, conclui a organização. Recorde os vencedores de 22/23 aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].