UFO, BIFE e WILD: o Cinema Fernando Lopes tem novos ciclos de cinema aos fins-de-semana

Os bilhetes para cada filme destes três programas temáticos custam seis euros.

©Cinefrance Studios
©Cinefrance Studios

O cinema da Universidade Lusófona, em Lisboa, criou três programas temáticos com o objectivo de atrair públicos específicos – é uma fuga ao mainstream das salas convencionais.

A partir deste mês, o Cinema Fernando Lopes passa a contar com três “ciclos” dedicados à sétima arte, cada um deles relacionado com um tipo específico de filme.

«Atentos à constante mutação dos hábitos de cinema e aos novos padrões de exigências das audiências nacionais, damos início a uma série de iniciativas de programação que visam o trabalho directo com segmentos de público específicos», justifica os responsáveis pela sala, que fica na Universidade Lusófona. Estes novos «blocos de programação» são o UFO, o BIFE e o WILD.

No UFO – Unidentified Film Object (Sábados, às 22 horas), o Cinema Fernando Lopes passa «objectos fílmicos estranhos que merecem ser vistos em tela». Na lista estão Mal Passado Sabe Melhor (18 Novembro – trailer em baixo), A Médium (25 Novembro) e um filme-surpresa, no dia 2 de Dezembro.

As sessões BIFE (Best Independent Films for Expat) acontecem também aos Sábados, mas pelas 19 horas. Aqui, serão mostrados «filmes internacionais de incontornável relevância, quer pelo seu percurso em festivais de cinema, quer pela temática abordada».

Na programação BIFE, que vai até 16 de Dezembro, estão, por exemplo, Mal Viver, Cesária Évora e Ennio: The Maestro. Estes filmes vão ter sempre legendas em português, já que o público-alvo é o estrangeiro.

Finalmente, o Cinema Fernando Lopes avança para um ciclo mais “selvagem”, com as sessões quinzenais WILD, aos Domingos (21 horas). Como o nome deixa antever, aqui o foco são «filmes ou documentários de aventura e desportos radicais».

Já com programação fechada até 2 de Fevereiro de 2024, o WILD vai passar Vertical Life Film Tour 4, Ground Swell (trailer em cima), RunNation Film Festival, Women’s Adventure Film Tour e Elemental.

Os bilhetes para cada filme destes três programas temáticos custam seis euros (mas também há preços com desconto) e podem ser comprados na TicketLine, sempre uns dias antes de cada fim-de-semana de exibição.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].