Documentário sobre Ennio Morricone estreia em Portugal numa sessão exclusiva com a presença do filho do ‘Maestro’

Ao longo da sua carreira, Ennio Morricone criou mais de quatrocentas músicas para filmes e séries; contudo, ganhou apenas um Óscar.

O compositor de algumas das bandas sonoras mais icónicas do cinema é o protagonista de um documentário com a autoria de Giuseppe Tornatore.

Ennio, Il Maestro estreou no 78.º Festival de Veneza (Setembro de 2021) mas só agora vai chegar a Portugal. A pré-estreia acontece em Lisboa com uma sessão especial que que vai contra com a presença do filho do compositor italiano, Marco Morricone.

Este documentário tem como base uma entrevista de Giuseppe Tornatore (um realizador cujos filmes tiveram todos banda sonora criada por Morricone) e conta ainda com depoimentos de vários realizadores e compositores: «Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams e Hans Zimmer».

Será ainda possível ver «fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais».

©Cinecittá
©Cinecittá

Ao longo da sua carreira, Ennio Morricone criou mais de quatrocentas músicas para filmes e séries; contudo, ganhou apenas um Óscar, pela banda sonora original de The Hateful Eight (Quentin Tarantino, 2016). O compositor faleceu em 2020, com 91 anos.

A sessão especial de pré-estreia acontece a 21 de Janeiro (Sábado) às 15 horas no Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona (Campo Grande) – os bilhetes estão à venda na TicketLine e custam seis euros. O filme chega, depois, aos cinemas a 2 de Fevereiro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].