Já estão entregues os Óscares deste ano!

Passados anos, a Internet fez a festa com a vitória de um dos nomeados deste ano. A edição deste ano dos Óscares tem dois vencedores indiscutíveis, The Revenant e Mad Max: Fury Road, numa edição que teve apresentação de Chris Rock.

Depois de tantas tentativas, Leonardo DiCaprio conquistou o Óscar de Melhor Actor Principal, pela prestação no filme The Revenant. No total, o filme conquistou três Óscares, com Melhor Cinematografia e Melhor Realizador.

Ainda nas categorias principais, Brie Larson confirmou a tendência das restantes entregas de prémios e conquistou o Óscar de Melhor Actriz Principal com o seu papel no filme Room.

Spotlight, baseado na história real de um grupo de jornalistas do Boston Globe que denuncia casos de abuso sexual a igreja católica, venceu o Óscar de Melhor Filme, destronando filmes como The Revenant, The Martian ou The Big Short.

Nos papéis secundários, Alicia Vikander venceu com a participação no filme The Danish Girl; no lado masculino, o prémio foi entregue a Mark Rylance no filme Bridge of Spies – a única categoria onde este filme venceu algum prémio.

Na animação, não houve surpresas: Inside Out, lançado em 2015, venceu o Óscar, numa categoria onde também estava nomeado Anomalisa ou Shaun The Sheep.

Com um número considerável de Óscares, Mad Max: Fury Road ‘limpou’ as categorias técnicas. O filme de George Miller pode não ter ganho Melhor Filme, mas venceu em Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som e Melhor Mistura de Som.

Nos efeitos visuais, Ex Machina venceu o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.

Na música, Writing’s On The Wall, do filme Spectre de James Bond, interpretada por Sam Smith, venceu Melhor Canção. Na banda sonora, The Hateful Eight, de Quentin Tarantino, arrecadou o Óscar de Melhor Banda Sonora.

Sem surpresas também na categoria de Melhor Documentário: Amy, vencedor também nos Globos de Ouro, foi o vencedor. Na categoria de Documentário (Curta) A Girl in the River: The Price of Forgiveness venceu o Óscar.

Nos argumentos, The Big Short venceu apenas na categoria de Melhor Argumento Adaptado. Spotlight venceu o seu segundo Óscar com Melhor Argumento Original.

Cátia Rocha
Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.