O C40 Recharge foge ao conceito habitual que a marca sueca aplica aos seus SUV, cujo mais emblemรกtico acaba por ser o XC40.
Este automรณvel deve ser visto quase como o resultado de uma experiรชncia de laboratรณrio da Volvo: รฉ um crossover, algo que a marca nunca fez. Durante algum tempo, foi mesmo o รบnico modelo do seu portfรณlio apenas com motorizaรงรฃo elรฉctrica – contudo, isto mudou a partir do momento que chegaram os dois EX – 30 e 90.
Ao partilhar o seu ADN com o Volvo XC40 e com o Polestar 2 (que jรก testรกmos), o C40 Recharge (a versรฃo que testรกmos foi a Recharge Twin, com uma potรชncia de 300 kW) รฉ uma alternativa para quem acha que o XC40 รฉ demasiado “quadrado”, bem como uma alternativa a outros automรณveis de estilo coupรฉ, no mercado dos SUV premium.
Onde รฉ que jรก vimos isto?
Lรก dentro, quase tudo รฉ partilhado com o XC40: os mesmos bancos, volante, ecrรฃs e design geral do cockpit. Tudo รฉ caracterรญstico da Volvo, na medida em que รฉ limpo e ergonomicamente sรณlido. Existe uma boa mistura de superfรญcies de toque suave em todas as principais รกreas de contacto combinadas com materiais mais “duros” nas secรงรตes inferiores.
O interior do C40 Recharge nรฃo tem qualquer opรงรฃo em pele (a Volvo jรก avisou que vai acabar com este recurso): este Twin tem estofos em tecido sintรฉtico Microtech, no modelo ensaiado em antracite. No geral, o C40 รฉ leve e arejado, o que dรก uma impressรฃo de espaรงo muito semelhante ร do XC40 – contudo, ร frente, parece um automรณvel maior que รฉ, na realidade.
A tecnologia do ecrรฃ รฉ, tambรฉm, bastante familiar para qualquer pessoa que tenha conduzido um Volvo recente. O C40 Recharge รฉ “alimentado” pelo sistema operativo da Google, que nos dรก conectividade ร Web e um portfรณlio de funรงรตes baseadas no Google, como o Maps e o Assistente Google. Tudo รฉ muito funcional e de resposta rรกpida; quem tem iPhone, vai ainda poder dar uso ao CarPlay, mas, estranhamente, nรฃo hรก Android Auto.
Um automรณvel “dรณcil” para a cidade
Conduzir o C40 รฉ uma experiรชncia intuitiva: por exemplo, quando queremos arrancar, nรฃo hรก botรฃo de Start – รฉ sรณ entrar, pรดr o cinto de seguranรงa, escolher o modo Drive e estamos prontos a conduzir – tudo acontece de forma natural.
Em conduรงรฃo, este automรณvel รฉ bastante “dรณcil” e, depois de nos adaptarmos ร forma como debita potรชncia, torna-se muito agradรกvel de conduzir, na cidade. A direcรงรฃo do C40 รฉ leve, claramente mais orientada para o conforto e para a facilidade de manobra neste ambiente.
Combinando isto com uma boa visibilidade para o exterior – com a excepรงรฃo do vidro traseiro, demasiado pequeno – espelhos retrovisores volumosos e a cรขmara de 360 graus, o C40 รฉ bastante fรกcil de estacionar, quer na rua, quer em parques de estacionamento mais “apertados”.
Quando saรญmos da cidade, e entramos em autoestrada, a configuraรงรฃo mais firme deste Volvo tem um bom desempenho, o que รฉ acompanhado de uma agradรกvel sensaรงรฃo de estabilidade e seguranรงa, tรญpico dos automรณveis da marca sueca.
O Volvo C40 Recharge Twin estรก ร venda em Portugal com preรงos a partir dos 54 179 euros: pode ver aqui todas as versรตes disponรญveis e as caracterรญsticas completas.