Gentrificação urbana, herança colonial e crise ecológica podem ser os temas do próximo filme português de terror

Foram «mais de cinquenta» participações, das quais cinco foram escolhidas para ganhar a primeira edição do Prémio MOTELX GUIÕES.

©Jakob Owens
©Jakob Owens

A parceria entre o MOTELX e o GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa deu os primeiros resultados: já se conhecem os cinco argumentos que se podem transformar em filmes.

Foram «mais de cinquenta» participações, das quais cinco foram escolhidas para ganhar a primeira edição do Prémio MOTELX GUIÕES, que resultou da parceria entre estes dois festivais ligados ao cinema, anunciada em Março.

Entre os temas dos cinco guiões estão a gentrificação urbana, a herança colonial e a crise ecológica, que podem dar origem aos filmes são Faz-te Um Homem, Maria Não Me Mates e Mar Agreste, respectivamente.

O júri escolheu ainda Trauma (sobre amor juvenil) e Dentes e Garras (que aborda o tema do apocalipse): «São cinco belos projectos que esperamos ver transformados em filme e estreados durante as próximas edições do MOTELX», dizem Pedro Souto e João Monteiro, directores artísticos do festival.

Agora, estes projectos vão ser avaliados por Daniel Bandeira (realizador e argumentista), Filipe Homem Fonseca (argumentista) e Sandra de Almeida (directora e programadora do Shortcutz): o vencedor será conhecido a 13 de Setembro, no Cinema São Jorge, e recebe um prémio de dois mil euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].