Jazz em Monserrate vai «abraçar novas formas expressão artística»: este ano há cinema e declamação

Para facilitar a deslocação até ao Parque de Monserrate, vai haver «transporte gratuito assegurado por autocarros da empresa Scotturb»; ao todo, são treze concertos, na edição deste ano.

©Atelier Obscura | Jazz em Monserrate
©Atelier Obscura

A segunda edição deste festival, que acontece no Parque de Monserrate, em Sintra, traz novidades: além dos concertos habituais, há momentos dedicados a outras duas artes.

O Jazz em Monserrate 2023 (8 a 17 de Setembro) vai ser um pouco diferente da edição do ano passado. A organização, a cargo da Clave na Mão, com o apoio dos Parques de Sintra e do BPI, quis «abraçar novas formas expressão artística».

Em concreto, entre os treze espectáculos confirmados no programa, há momentos ligados ao cinema e à spoken word, uma “arte” em que as letras de músicas, os poemas ou as histórias são faladas/recitadas/declamadas ao invés de cantadas.

Ao todo, serão três palcos, para receber os concertos de jazz e estas novas sessões. Por exemplo, nas que “abraçam” o cinema, Zé Eduardo Unit leva a Sintra o seu espectáculo A Jazzar no Cinema Português, onde o músico faz versões jazz de «bandas sonoras de filmes portugueses de diferentes épocas».

©Atelier Obscura | Jazz em Monserrate
©Atelier Obscura | Há três palcos no Parque de Monserrate – este fica num anfiteatro natural.

Dia 9, é a vez do trio Filipe Melo (piano), João Pereira (bateria) e Beatriz Batarda (narração) apresentarem o filme musicado La Jetée. A 10 de Setembro há ainda um sessão em que o filme I Don’t Want To Be a Man (Ernst Lubitsch) será musicado pelo guitarrista Nuno Costa e pelo pianista Óscar Graça.

Nas sessões de spoken word, o destaque vai para O Poeta da Cidade, com Pedro Freitas (acompanhado ao saxofone por Kenny Caetano); Poezz (José Duarte e Ricardo António Alves, com poesia de Djavan, Drummond de Andrade e Rui Knopfli); e Olhar o Abysmo Sem o Deixar Ganhar, com Adolfo Luxúria Canibal e Carlos Barretto (contrabaixo).

©Atelier Obscura | Jazz em Monserrate Palácio
©Atelier Obscura | Esta ano, o Jazz em Monserrate vai ter treze espectáculos, incluindo cine-concertos e recitais de poesia.

Para facilitar a deslocação até ao Parque de Monserrate, vai haver «transporte gratuito assegurado por autocarros da empresa Scotturb», com início da estação da Portela, passando depois pela de Sintra, antes de chegar ao local do festival. O trajecto inverso também está assegurado.

O programa completo do Jazz em Monserrate pode ser visto aqui; ao contrário do que acontece nos festivais deste género, não há bilhetes diários – são individuais, para cada espectáculo e estão à venda no site do evento – basta clicar no programa, escolher o espectáculo e clicar em ‘Bilhete’.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].