Culto: a nova série que vai pôr Beatriz Batarda, Noiserv e Manuel João Vieira a ler poesia online

©Musgo
©Musgo | Beatriz Batarda

A ideia foi da Musgo Produção Cultural e teve o apoio da CM Oeiras: nas próximas nove semanas há uma série cultural para ver no Facebook e Instagram.

Beatriz Batarda, Noiserv e Manuel João Vieira estão entre os protagonistas de uma nova série sobre poesia – Culto – que vai por dezanove actores e músicos a interpretar textos de autores nacionais.

As gravações de Culto foram feitas no Parque dos Poetas (Oeiras, Lisboa), numa parceria entre a Musgo Produção Cultural e o Município de Oeiras: a ideia foi criar «novos diálogos artísticos com a poesia de língua portuguesa, aliando-a à música, à dança e à performance».

Culto tem estreias online até Abril

Os nove episódios de Culto estreiam sempre à Sexta-Feira, no Instagram e no Facebook da Musgo, e começam já no dia 5 de Fevereiro – o último chega às redes sociais no dia 2 de Abril.

Em cada um destes episódios, «dois artistas apresentam leituras de poetas novos ou consagrados que justapõem expressões artísticas e procuram desassossegar as formas tradicionais de dizer e fazer poesia», explica a Musgo.

©Musgo
©Musgo | Manuel João Vieira participa no oitavo episódio, que estreia online a 26 de Março.

Beatriz Batarda diz Natália Correia

O primeiro episódio tem a participação da actriz Beatriz Batarda, que vai interpretar poemas de Natália Correia e Filipa Leal, com uma «criação coreográfica» de Vera Mantero.

A programação completa da série Culto (realizada por Ricardo Reis e com apoio da RTP Palco) pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].