Ice Merchants já tem «mais de cem prémios»: pela primeira vez, um filme nacional ultrapassa os três dígitos em galardões

Os mais recentes foram ganhos em Julho: 'Melhor Música Original' no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz; e 'Primeiro Prémio na Competição de Animação' do SiciliAmbiente Film Festival.

©João Gonzalez
©João Gonzalez

Este ano, 1618 deixou de ser a obra nacional com mais prémios conquistados em festivais, mostras e outras exibições de cinema. Foi uma ultrapassagem… “animada”.

Segundo a Agência – Portuguese Short Film Agency (responsável pelo festival Curtas, de Vila do Conde), Ice Merchants, o primeiro filme português a ser nomeado para um Óscar, tornou-se o «mais premiado de sempre» e, actualmente, conta com «mais de cem prémios conquistados em festivais de cinema por todo o mundo» – actualmente, são 103.

Na página do filme, integrada na plataforma da Agência, estão listados cerca de oitenta destes cem prémios, o que já chega para “roubar” o primeiro lugar do pódio a 1618. Este filme de Luis Ismael (2021) tem 64 prémios (segundo o IMDb).

Os mais recentes foram ganhos em Julho: ‘Melhor Música Original’ no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz (Espanha); e ‘Primeiro Prémio na Competição de Animação’ do SiciliAmbiente Film Festival (Itália). Um dos mais importantes, e que podia servir para lançar o Óscar, foi o Annie; em Portugal, ganhou o de ‘Melhor Curta-Metragem de Animação’ nos Prémios Sophia. Na Monstra, conquistou ainda todos os prémios para os quais estava nomeado.

©Agência / DR.
©Agência / DR. | Na página de Ice Merchants da Agência estão listados muitos dos prémios ganhos pelo filme português nos últimos meses.

Para ver a «grande maioria», como diz fonte oficial da Agência, dos prémios conquistados por Ice Merchants, basta aceder à página do filme e, à esquerda, nas colunas ‘Seleção em Festivais (em competição)’ e ‘Mostras e outras exibições, clicar em ‘Ver mais’ – os prémios ganhos pelo filme de João Gonzalez aparecem com o símbolo de uma foguete de fogo de artifício.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].