Ice Merchants ganhou o prémio mais importante do cinema de animação dos EUA

Esta é a segunda vez que o filme nacional ganha este prémio: o primeiro foi Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias' de Regina Pessoa, há dois anos.

©Cola Animation
©Cola Animation

A cerca de duas semanas da cerimónia dos Óscares, o filme português Ice Merchants recebeu um prémio que pode abrir caminho para a estatueta dourada.

Ice Merchants ganhou, este fim-de-semana, o prémio Best Short Subject nos Annie Awards, os «mais importantes prémios americanos do cinema de animação», sublinha a Agência da Curta Metragem.

O filme de João Gonzalez superou a concorrência de Amok, Black Slide, The Flying Sailor (que vai estar na edição deste ano da Monstra) e Love, Dad. O grande vencedor dos Annie Awards – Best Feature – foi Pinóquio, de Guillermo del Toro.

©Agência da Curta Metragem - DR
©Agência da Curta Metragem / DR. | João Gonzalez, o realizador de Ice Merchants, recebe o Annie Award para Best Short Subject.

Com o Annie para melhor curta-metragem, o primeiro filme português nomeado para os Óscares soma já «cerca de cinquenta outros prémios e menções especiais em festivais de cinema».

Esta, contudo, não é a primeira vez que um filme português ganha na categoria Best Short Subject: em 2020, Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias de Regina Pessoa, já tinha conquistado o Annie.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].