A tour pelo País do D. Maria II, que acontece devido às obras no teatro, em Lisboa, vai ter um mês de espectáculos nas ilhas do Faial, São Miguel e Terceira.
E Julho, a Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II estreia-se nas ilhas com uma programação que inclui duas das suas principais peças: O Misantropo (foto de destaque) e Casa Portuguesa.
A estreia é com o espectáculo da autoria de Hugo van der Ding e Martim de Sousa Tavares, no Teatro Faialense (Horta, Faial), a 7 de Julho. Quase duas semanas depois, esta peça sobe ao palco do Teatro Angrense (Angra do Heroísmo, Terceira).
Casa Portuguesa, um original de Pedro Penim (director do D. Maria II), como os Fado Bicha, João Lagarto, Carla Maciel e Sandro Feliciano vai estar em cena no Teatro Micaelense (Ponta Delgada, São Miguel), no dia 14 de Julho.
A Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II nos Açores inclui ainda o projecto da comunidade açoriana Canta Conto Conta (uma «reflexão sobre questões relacionadas com a tradição, o quotidiano», com três apresentações) e a exposição Quem és tu? – Um Teatro Nacional a Olhar Para o País (patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande – São Miguel), entre outras actividades.
O programa completo da Odisseia Nacional, neste arquipélago, pode ser visto aqui. Em Setembro, esta tour do Teatro D. Maria II vai estar na Madeira, mas limitada à Calheta e ao Funchal.