A marca portuguesa de slow fashion Ownever criou uma nova colecção de malas, cuja principal matéria prima é a «pele natural reaproveitada de colecções anteriores de outras marcas de luxo».
Chama-se RePurse e, além de ser uma nova linha de malas da Ownever, acaba também por ser mais um statement desta marca que se «posiciona contra as práticas insustentáveis da indústria da moda», ao adoptar bio-leather, por exemplo.
A ‘Hermès portuguesa’ já fechou a sua loja on-line durante a Black Friday para desmotivar o consumismo e, agora, tem outra iniciativa ligada aos conceitos de ‘luxo ético’ e ‘slow fashion’. Desta vez, foi lançada uma colecção feita com pele reaproveitada.
Esta matéria-prima foi «descartada» por «marcas de luxo» e a Ownever viu, aqui, «algo único e que valia a pena salvar»: sobras de pele natural usadas para fazer malas e carteiras.
O primeiro produto RePurse é uma mala de mão, a Crème Handbag; tal como vai acontecer com todas as versões que se seguirem, só será produzida enquanto houver sobras de pele no tom creme; contudo, a Ownever diz que vai lançar este modelo noutras cores.
Segundo Eliana Barros, fundadora da Ownever, «só existe pele para mais duas unidades» desta Crème Handbag» e em alguns casos a quantidade disponível apenas «dará para uma unidade», sendo que noutros casos pode haver «cinco ou sete». Contudo «são sempre quantidades muito pequenas, dentro destes números», garante a responsável, ao TRENDY Report.
A Crème Handbag já pode ser comprada no site da Ownaver por 490 euros e, como é habitual nas outras malas e carteiras da marca portuguesa, tem «manutenção vitalícia».