Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco e Magret de Pato: a história do novo restaurante do Porto

Na cozinha, está o chef Diogo Coimbra, que aposta numa «abordagem contemporânea»; a carta inspira-se no amor proibido de Camilo Castelo Branco com Ana Plácido.

©Estúdio Cozinha | Camilo
©Estúdio Cozinha | Camilo

A Rua do Almada, onde viveu Ana Plácido, o amor proibido de Camilo Castelo Branco e que o acabaria por levar à prisão, tem um novo restaurante inspirado no romancista português.

Camilo Castelo Branco apaixonou-se por Ana Plácido, foi condenado por adultério e esteve preso na Cadeia da Relação, no Porto, durante quase um ano. Foi aí que escreveu a sua obra mais emblemática, Amor de Perdição, em que usou duas personagens – Simão Botelho e Teresa de Albuquerque – como paralelismo para a sua história real. Agora, um dos mais recentes restaurantes do Porto, inspira-se neste romance e no escritor: o Camilo fica, inclusive, no edifício onde morava o amor proibido do romancista, no 378 da Rua do Almada.

«O restaurante reaviva as memórias das duas personagens em encontros e desencontros entre sabores e texturas – os novos protagonistas desta história passada na mesma rua, quase dois séculos depois», dizem os responsáveis pelo Camilo.

©Estúdio Cozinha | Camilo
©Estúdio Cozinha | Todos os pratos do Camilo têm uma sugestão de pairing de vinhos.

Na cozinha, está o chef Diogo Coimbra, que aposta numa «abordagem contemporânea», cujo objectivo é «projectar os melhores produtores nacionais através de uma cozinha inventiva, aberta ao mundo».

Para entrada, o chef sugere Alho Francês, Molho Mornay e Presunto; Cavala, Gaspacho Lacto Fermentado e Tártaro de Tomate; e Leitão, Cogolho Grelhado (um tipo de alface) e Maçã Verde. Seguem-se os pratos principais, com opções de carne e peixe, sempre acompanhadas por um pairing de vinho; nos primeiros, destacam-se o Magret de Pato, a Maminha e o Lombo de Borrego acompanhados de purés de pastinaca, tupinambo e de ervilha.

Do mar, saem um Pregado Grelhado (com agnolotti e caldo de churrasco) ou um Bacalhau (com grão-de-bico e pil-pil). Todos os dias há ainda peixe grelhado «directamente da lota», com arroz de tomate fumado e bivalves.

©Estúdio Cozinha | Camilo
©Estúdio Cozinha | A Paella Socorrat é um dos dois único pratos do Camilo que podem ser pedidos para partilhar.

Entre mais dois pratos para partilhar – Paella Socarrat e Entrecôte Maturado de 45 dias – e um vegetariano – Couve-Flor, Molho de Amêndoa e Feijão Branco, há ainda quatro sobremesas: Ananás e Côco; Chocolate; Tarte de Pêra; e Mil Folhas de Café e Mascarpone.

O Camilo está aberto todos os dias, excepto à Terça-Feira, mas apenas para jantar (entre as 19 e as 22:30 ou, às Sextas e Sábado, até à meia noite). Para reservas pode usar o telefone 915 299 442.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].