O Benfica prepara-se para ser campeão nacional de futebol este Sábado e o Marquês vai receber os festejos do título. Isto vai fazer com que a Feira do Livro feche durante a tarde.
As probabilidades estão a favor do Benfica: para serem campeões, apenas têm de empatar frente ao Santa Clara (uma equipa já despromovida à Liga 2), no Estádio da Luz e esperar que o FC Porto não ganhe o seu jogo, contra o Vitória de Guimarães, por uma diferença superior a doze golos.
Contudo, o cenário mais provável é o de uma vitória das águias, o que garante o 38.º título nacional para as águias, independentemente do resultado do FC Porto – Vitória de Guimarães. Os dois jogos começam pelas às 18 horas, o que significa que pelas 20 horas já haverá campeão nacional.
Assim, o Marquês de Pombal e as zonas circundantes, onde os adeptos se vão reunir para festejar, vão ter as habituais restrições ao trânsito e ter uma atenção especial das forças de segurança. E, uma vez que a Feira do Livro já está no Parque Eduardo VII, vai encerrar mais cedo para evitar o “confronto” com as celebrações.
«Recebemos a informação, por parte da Polícia de Segurança Pública, que o encerramento da Feira do Livro de Lisboa terá de ocorrer às 17:00, de modo a assegurar que até às 18:00 o recinto fique totalmente liberto de pessoas», diz a APEL, que organiza o evento, em comunicado.
A ideia é, claro, «garantir a segurança, a ordem pública e a integridade dos equipamentos públicos e privados em todo o perímetro de segurança afecto às eventuais comemorações que venham a acontecer, incluindo o Parque Eduardo VII». Esta mudança obriga ainda ao «reagendamento de 155 eventos» já marcados para Sábado.
No Domingo, a Feira do Livro volta ao funcionamento regular e estará aberta entre as 12 e as 22 horas, um horário que vai estar em vigor até ao fecho desta edição, a 11 de Junho.