O TRENDY Report passou dois dias na região do Douro a convite do grupo The Fladgate Partnership para conhecer duas quintas, provar vinhos e experimentar o novo menu de um hotel virado para o rio.
Milhares de hectares de vinhas, um rio que serpenteia entre os socalcos e dezenas de quintas a cada curva das estradas que cortam as encostas do Douro. Esta é uma das regiões mais ricas do País e tem duas medalhas que o prova: desde 2001 que é Património da Humanidade da Unesco e é também a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.
Fazer um roteiro de fim-de-semana ou mesmo de mais alguns dias no Douro não é fácil: há várias unidades hoteleiras na região e (quase) todas as quintas têm provas de vinhos, servem almoços típicos e oferecem ainda um conjunto de actividades, que até podem passar pela pisa da uva e pela vindima.
Assim, torna-se complicado escolher que locais visitar: a nossa sugestão, que surge depois de termos tido a oportunidade de experimentar a convite do grupo The Fladgate Partnership, será apontar agulhas ao Pinhão e visitar as Quintas do Panascal e da Roêda.
Pelo meio, ponha o The Vintage House Hotel no GPS e prepare-se para uma ou duas tardes na piscina, com vários cocktails por perto; e não se esqueça de provar o novo menu do restaurante O Rabelo, criado pelo (também) novo chef do hotel, Carlos Marques.
1 – Quinta do Panascal
Localizada uma encosta relativamente íngreme do vale do rio Távora, o Panascal é a «mais importante propriedade da casa Fonseca apelidada», uma das várias produtoras de vinho do Porto desta região. Das vinhas desta quinta cozy saem Porto Vintage considerados «puros-sangues».
A Quinta do Panascal tem várias actividades, entre as quais workshops, visitas à vinha e passeios de barco nos rios Douro e Távora; claro que também há provas de vinhos, com preços a começar nos 12 euros por pessoa. Outra opção é almoçar no terraço desta quinta – quando passámos por lá provámos um cabrito no forno.
Programa completo em PDF | Reservas
2 – Quinta da Roêda
Em contraste com o ambiente intimista do Panascal, a Roêda (do grupo Croft) impressiona pela paisagem e pelos hectares de vinhas que é possível visitar e até onde é possível fazer piqueniques com dois tipos de cesto: Clássico (38 euros) e Premium (60 euros).
Aqui, podemos escolher entre oito tipos de provas onde, além dos vinhos, entram também os cocktails de Porto tónico Croft Pink e White (de 14 a 45 euros); quem quiser ter uma experiência mais próxima do que se faz nestas quintas, pode inclusive fazer uma pisa de uvas em lagar tradicional, por 40 euros.
Programa completo em PDF | Reservas
3 – The Vintage House Hotel
Mesmo à entrada do Pinhão está um hotel (criado a partir de antigas caves de vinho do Porto) cujo um dos ex-líbris é a piscina virada para o rio, com um bar que serve cocktails e snacks.
Ao todo são 39 quartos standard e mais 11 suites (quatro delas, master), algumas delas com acesso directo a pequenos terraços particulares, que também dão acesso à piscina. Entre visitas às quintas, pode aproveitar para provar a nova carta do restaurante do hotel, o Rabelo, assinada pelo chef Carlos Marques, que chegou este ano.
No menu, estão pratos com nomes simples, divididos por entradas (Para Começar), pratos de peixe (Do Nosso Mar), de carne (Entre Campos e Socalcos), de arroz (Das Lezírias, o Arroz) e sobremesas (O Doce). As nossas sugestões vão para o Bísaro, o Polvo ou a Bochecha (de porco – foto em cima) e, para terminar, Cacau 100%. O preço médio ronda os 20/25 euros.
Menu do Restaurante Rabelo | Reservas Vintage House Hotel