Ricardo Costa tem um novo restaurante em Gaia: só abre para jantares e tem um menu de degustação vegetariano

No Mira Mira by Ricardo Costa, há dois menus à escolha: um tem oito pratos e custa 150 euros; o outro, com apenas quatro, fica-se pelos 80.

©Mira Mira by Ricardo Costa
©Mira Mira by Ricardo Costa

Com dois menus de degustação e uma selecção de vinhos de pequenos produtores, o novo projecto do chef do The Yeatman representa uma «visão mais descontraída sobre o fine dining».

«Encontrei no Mira Mira o local ideal para começar este projecto. Por um lado, pela segurança de estar igualmente integrado no grupo The Fladgate Partnership, com quem tenho uma relação longa e de confiança mútua. Por outro lado, o nome e o espaço já existentes cativaram-me».

É assim que Ricardo Costa explica a entrada num novo projecto gastronómico, que não fica muito longe do “seu” The Yeatman, onde conquistou as duas estrelas Michelin que tem no currículo: em linha recta, são menos de duzentos metros.

O chef passa a ser o responsável pelo Mira Mira, um restaurante que está integrado no WOW (World of Wine), e promete uma «visão mais descontraída sobre o fine dining» com «respeito pela sazonalidade e gastronomia portuguesa». Este acaba por ser o primeiro projecto de Ricardo Costa fora do ambiente de um hotel.

©Mira Mira by Ricardo Costa - Bola Berlim Queijo
©Mira Mira by Ricardo Costa | A Bola de Berlim com Queijo é uma das entradas do menu de degustação do restaurante.

Aqui, Ricardo Costa assume a cozinha e a escolha da garrafeira: «Percebi que estava aberto o caminho para concretizar uma nova forma de aplicar a minha gastronomia, mantendo a liberdade de criar todo o conceito e pensar cada detalhe, dos pratos aos vinhos».

Estes vinhos vêm de pequenos produtores e são «referências biológicas, provenientes de agricultura regenerativa». O foco está em duas das regiões preferidas do chef – Bairrada e Dão – que vão acompanhar dois menus de degustação (principal e vegetariano) com o mesmo nome: Colheita. Ambos têm oito pratos e custam 150 euros, mas há uma versão de apenas quatro, por 80.

O principal tem pratos como Canellone de Santola Forrado com Pepino Fermentado, Bola de Berlim & Queijo, Salmonete sobre Carpaccio de Polvo e Mollejas (glândula de vitela) com Bloody Mary de Crustáceos ou Borrego de Leite Assado; já a versão vegetariana inclui Feijoada de Abóbora com Óleo de Cebolinho e Beringela com Romesco, Spring Onion e Ajo Blanco. Para a sobremesa, as escolhas são Laranja Sanguínea com Açafrão e Pistachio, Ovos Moles Nitro e Taco de Chocolate.

©Mira Mira by Ricardo Costa - Taco Chocolate
©Mira Mira by Ricardo Costa | Há três sobremesas na carta: uma delas é este Taco de Chocolate.

Uma das particularidades do Mira Mira by Ricardo Costa está no facto de o restaurante também permitir pedir à carta todos os pratos destes menus de degustação, para que possamos fazer escolhas individuais. Aqui, juntam-se ainda mais dois: Brás de Lavagante e Vaca Velha. O menu completo pode ser visto aqui.

O Mira Mira by Ricardo Costa abre hoje e só vai servir jantares, entre as 19 e as 23 horas, de Quinta a Segunda-Feira. As reservas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 220 121 270.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].