Em Abril, abre outra loja de fast-fashion em Portugal: há t-shirts a 2,99 euros, mas com «respeito pelo ambiente»

Não vai ser apenas em Matosinhos que a Zeeman vai abrir uma loja: Vila Nova da Gaia também terá um espaço desta marca holandesa.

©Zeeman

É já na próxima semana que abre uma loja em Portugal que pode ser vista como uma concorrente da Primark: a Zeeman tem a chamada ‘moda rápida’, com preços baixos.

A Primark está prestes a ter mais uma marca concorrente em Portugal. Depois da Kiabi, há mais uma loja de fast fashion que chega ao País, a holandesa Zeeman, cujo foco está no «vestuário e produtos têxteis básicos e de qualidade».

Contudo, a Zeeman garante que o conceito vai além deste modelo “descartável”: a empresa ganhou o prémio Sustainable Retailer of the Year 2021 nos Países Baixos, uma forma de distinguir a sua filosofia de vender produtos «fabricados com responsabilidade e qualidade, ao preço mais baixo possível».

Esta é também uma forma de a marca «assegurar» que a sua roupa é «acessível a todos, especialmente para quem tem orçamentos mais limitados e por vezes tem dificuldade em comprar produtos sustentáveis». Exemplos disto são t-shirts de criança a 2,99 euros, panos de cozinha a 1,99 um pack de quatro meias por 4,99.

©Zeeman
©Zeeman | ‘Qualidade a preços baixos’ – este é um dos motes da marca holandesa.

Para explicar esta abordagem de «fabrico responsável», a Zeeman acena com a mentalidade zuinig, uma palavra holandesa que significa ‘económico’, ‘eficiente’, que pode ser entendida como uma expressão ligada aos conceitos de ‘sem desperdício’ ou ‘cuidadoso com os gastos de dinheiro’; para a Zeeman, isto significa «ser respeitoso e parcimonioso com as pessoas, o ambiente e a sociedade».

Como forma de manter esta tendência, a Zeeman é, por exemplo, autora de todos os seus designs e segue uma linha minimalista, com cortes básicos. Depois, claro, tem um traço identificador das marcas de fast fashion que já conhecemos: faz uma produção em «grandes quantidades».

Na primeira loja da Zeeman que vai abrir em Portugal – será em Matosinhos, embora já haja uma segunda abertura confirmada para Vila Nova de Gaia – vamos encontrar «roupa para homem e mulher; vestuário para bebé e criança; collants e meias; têxteis de cama, banho e cozinha; e roupa interior, lingerie e pijamas». A isto juntam-se «acessórios domésticos e produtos de limpeza».

©Zeeman
©Zeeman

Actualmente, a Zeeman tem «mais de 1300 lojas em oito países europeus» (a Primark tem cerca de 400 em todo o mundo) e está à beira de fazer sessenta anos – foi fundada em 1967. Em Matosinhos, o espaço da marca fica no 411 da Avenida da República.

A loja online da Zeeman só abre em Junho, mas já existem dois sites: um relacionado com o recrutamento de funcionários (o que pode indiciar que a marca vai abrir mais espaços em Portugal, durante 2023) e o oficial.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].