Açúcar, azeite, leite e ovos atingiram preços históricos no último ano: inflacção ultrapassou os 63%

Mas há mais: em média, 40% do salário dos portugueses é aplicado em compras de supermercado e em restaurantes.

©Annie Spratt
©Annie Spratt

O aumento de preços num conjunto de bens essenciais é uma realidade que, dificilmente, a iniciativa IVA zero vai compensar; só o açúcar subiu 63% entre Fevereiro de 2022 e 2023.

As estatísticas são do Eurostat e foram compiladas pelo comparador de preços HelloSafe: em Portugal, a inflacção anual nos alimentos chegou aos 22%, com uma série de produtos a ultrapassar um aumento de 50%.

O País está em 12.º do ranking europeu onde os preços mais subiram – a lista é liderada pela Hungria, com 47%. A Suíça regista a «taxa de inflacção alimentar» mais baixa, apenas 6,6%. A média europeia é de 19%.

Em Portugal, o produto que mais subiu de preço entre os meses de Fevereiro de 2022 e 2023 foi o açúcar: 63,1%. No top cinco estão ainda o azeite (+55,85), o leite (+48,5%), os ovos (+41%) e as batatas (+40,8%). O top 10 fecha com o queijo e derivados (+27%).

©Numbeo
©Numbeo | Vila Real e Cascais são as cidades nacionais onde mais e menos se gasta o ordenado em alimentação.

A HelloSafe (via Numbeo) olha ainda para os gastos dos portugueses com alimentação e conclui que, em média, 40% do salário é aplicado em compras de supermercado e em restaurantes (26,9 e 13%, respectivamente). Viana do Castelo é a cidade onde esta percentagem é maior: 43,7%. Em Lisboa, 37,30% do salário vai para alimentação.

Lembre-se que esta semana entrou em vigor a iniciativa IVA zero, que obriga lojas, mercearias e supermercados a retirar este imposto de um conjunto de quase meia centena de produtos considerados de primeira necessidade.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].