Supermercados começam hoje a vender os 47 produtos com IVA zero. Lojas têm 15 dias para aplicar a lei

Pão, ovos, frutas, frango, salmão, pescada, carne de porco, bacalhau e bebidas vegetais estão entre os produtos com IVA zero.

©Kenny Eliason
©Kenny Eliason

No final de Março, foi tornada oficial a posição do Governo de retirar o IVA a um cabaz de bens essenciais. Hoje, a lei entra em vigor.

Até 31 de Outubro, há 47 produtos à venda em lojas, mercearias e supermercados que deixam de ter IVA, neste caso de 6%. A lei (n.º 17/2023) que «procede à aplicação transitória de isenção de IVA a certos produtos alimentares» foi publicada a 14 de Abril e entrou hoje em vigor.

Na lista inicial, revelada pelo Governo a 28 de Março, estavam legumes, leite meio-gordo, lacticínios, pão, ovos, frutas, frango, salmão, pescada, carne de porco, bacalhau, cavala, carne de vaca, óleos vegetais e margarinas.

Depois, a 6 de Abril, por iniciativa do PAN e do PSD, foram adicionados mais três: bebidas e iogurtes de base vegetal; e leite fermentado.

A partir de hoje, as empresas de retalho tem quinze dias para implementar o ‘IVA zero’ nas suas lojas, pelo que poderá haver espaços que não alterem de imediato esta mudança imposta por lei.

Mas, afinal, quanto é que vamos poder poupar na compra de uma dúzia de ovos ou de um frango? Estes produtos já têm o chamado ‘IVA reduzido’, que é de 6% – logo, a poupança não vai ser muita. Como ponto de partida, usámos os preços actuais de alguns destes bens à venda nos hipermercados Continente – pode ver a lista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].