Acabou o monopólio do vinho na Ervideira: chegou o azeite premium e a aguardente de medronho

©Lucio Patone
©Lucio Patone

A produtora alentejana Ervideira tem dois novos produtos no seu portfólio: um azeite DOP e uma aguardente de medronho.

Os vinhos da Ervideira já não estão sozinhos na oferta da produtora. A partir deste mês, começam a ser vendidos um azeite e uma aguardente de medronho.

A marca criou estes dois novos produtos com dois objectivos, além do natural reforço de portfólio: «Apoiar pequenos negócios da zona» [ndr – Reguengos de Monsaraz/Évora] e dar um «incentivo à produção nacional», devido ao «impacto da pandemia em 2020».

O novo azeite premium Virgem Extra Ervideira (DOP) foi feito com a ajuda da Cooperativa de Portel, a partir de azeitonas da variedade Galega. A produtora define-o como um azeite «macio e frutado, de muito baixa acidez» – tem 0,4º de acidez e custa nove euros.

©Ervideira
©Ervideira

Já a aguardente de medronho surge «vários anos» depois de a Ervideira ter plantado as primeiras árvores/arbustos e é caracterizada como uma bebida «aveludada, aromática e muito macia», com 42% de teor alcoólico. Esta bebida vem ainda com um livro de receitas para cocktails.

Para já, a loja online da Ervideira ainda não tem o azeite e a aguardente de medronho à venda (ainda não há preço definido), embora o primeiro já possa ser encontrado nas lojas físicas da produtora.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].