Acabou o monopĆ³lio do vinho na Ervideira: chegou o azeite premium e a aguardente de medronho

Ā©Lucio Patone
Ā©Lucio Patone

A produtora alentejana Ervideira tem dois novos produtos no seu portfĆ³lio: um azeite DOP e uma aguardente de medronho.

Os vinhos da Ervideira jĆ” nĆ£o estĆ£o sozinhos na oferta da produtora. A partir deste mĆŖs, comeƧam a ser vendidos um azeite e uma aguardente de medronho.

A marca criou estes dois novos produtos com dois objectivos, alĆ©m do natural reforƧo de portfĆ³lio: Ā«Apoiar pequenos negĆ³cios da zonaĀ» [ndr – Reguengos de Monsaraz/Ɖvora] e dar um Ā«incentivo Ć  produĆ§Ć£o nacionalĀ», devido ao Ā«impacto da pandemia em 2020Ā».

O novo azeite premium Virgem Extra Ervideira (DOP) foi feito com a ajuda da Cooperativa de Portel, a partir de azeitonas da variedade Galega. A produtora define-o como um azeite Ā«macio e frutado, de muito baixa acidezĀ» – tem 0,4Āŗ de acidez e custa nove euros.

Ā©Ervideira
Ā©Ervideira

JĆ” a aguardente de medronho surge Ā«vĆ”rios anosĀ» depois de a Ervideira ter plantado as primeiras Ć”rvores/arbustos e Ć© caracterizada como uma bebida Ā«aveludada, aromĆ”tica e muito maciaĀ», com 42% de teor alcoĆ³lico. Esta bebida vem ainda com um livro de receitas para cocktails.

Para jĆ”, a loja online da Ervideira ainda nĆ£o tem o azeite e a aguardente de medronho Ć  venda (ainda nĆ£o hĆ” preƧo definido), embora o primeiro jĆ” possa ser encontrado nas lojas fĆ­sicas da produtora.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].