Onde comprar casa em 2023? Média do preço do metro quadrado bate recordes em três capitais de distrito em Portugal

Fora Lisboa e Porto, apenas duas cidades estão acima da média nacional do preço do metro quadrado.

©Hugo Sousa
©Hugo Sousa

A plataforma de comparação de preços para produtos financeiros HelloSafe apresentou um estudo sobre o preço das casas em Portugal; em média, o metro quadrado custa 2066 euros.

Sem grandes surpresas, as capitais de distrito onde é mais caro comprar casa são Lisboa e Porto, com a capital a chegar aos 4451 euros por metro quadrado; na Invicta, são quase menos 1600 euros.

Fora Lisboa e Porto, apenas duas cidades estão acima da média nacional do preço do metro quadrado (2066 euros): Faro com 2333 euros e Funchal com 2313. De acordo com o estudo da HelloSafe, a cidade nacional com o valor mais baixo é a Guarda: 411 euros.

Se a ideia for arrendar, há oito cidades acima da média nacional (8,82 euros por metro quadrado), com Cascais a superar Lisboa: 13,63 contra 13,18 euros. Nesta lista estão ainda Almada, Amadora, Matosinhos, Odivelas, Oeiras e Porto. Com 4,48 euros, Guimarães é onde se torna mais acessível arrendar casa, entre as cidades consideradas pela HelloSafe.

Os resultados completos deste estudo, que se basearam em dados do Instituto Nacional de Estatística e do índice de preços do site alfredo.pt podem ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].