Um tinto Desconhecido: este vinho do Douro (Reserva de 2017) tem edição limitada a 2666 garrafas

©Desconhecido
©Desconhecido

Nascido das uvas de duas quintas do Marmeal, o Desconhecido Reserva 2017 é fruto de um ano de seca e calor, no Douro: a vindima foi das «mais precoces de que há memória».

As condições em que aconteceu esta vindima acabam por justificar a quantidade limitada de garrafas com que o Desconhecido chegou ao mercado: 2666 unidades

«As expectativas iniciais de grandes aumentos de produção face a 2016 não se deverão concretizar, pelas condições climáticas que influenciaram de sobremaneira a colheita», explica a enóloga Lisete Osório.

De acordo com a responsável, a seca acabou por provocar a antecipação para 4 de Setembro, «cerca de duas semanas mais cedo que o verificado geralmente na Região Demarcada do Douro». Ainda assim, e apesar de os cachos de uvas terem ficado desidratados, a «apresentavam-se, de uma forma geral, excepcionalmente sãos».

O facto de ter havido pouca chuva, levou a um «aumento da concentração de açúcar num curto espaço de tempo»; Lisete Osório lembra que a vindima aconteceu num momento «oportuno», pelo que foi possível obter «mostos de grande qualidade, com bons níveis de açúcar e compostos fenólicos».

©Desconhecido
©Desconhecido | Lisete Osório é a enóloga destes vinhos do Douro.

Assim, quase cinco anos depois desta vindima precoce, chega às mesas mais um Desconhecido tinto com a marca ‘Reserva’ que se destaca pela sua «cor rubi intensa e tons violetas».

Lisete Osório fala num vinho «jovem e complexo, com notas de frutos vermelhos e algumas especiarias», com uma «madeira bem integrada» e um «final de boca longo», que «deixa adivinhar uma boa evolução em garrafa».

Em termos de pairing, sugerem-se «peixes, carnes vermelhas, caça, cozinha mediterrânea e queijos curados». A enóloga deixa ainda um aviso: «A garrafa deve ser aberta meia hora antes de servir, o vinho decantado e servido a uma temperatura entre quinze e dezoito graus. O preço ronda os 13 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].