Polestar 4: está confirmado o preço e a data de chegada a Portugal deste SUV eléctrico de alto desempenho

Este será mesmo o Polestar mais rápido de sempre: vai dos 0 aos 100 em 3,8 segundos, com uma potência máxima de 544 cv.

©Polestar 4
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O próximo automóvel da “linhagem” Polestar foi hoje apresentado no Salão Automóvel de Xangai, com todas as características confirmadas. Para já, fica apenas disponível na China.

Já eram conhecidos alguns detalhes sobre o Polestar 4, mas com a apresentação oficial no Salão Automóvel de Xangai foram conhecidas todas a características deste «SUV coupé eléctrico de desempenho» da marca que partilha tecnologias e plataforma com a Volvo.

Desde logo, há a certeza de que este será mesmo o Polestar mais rápido de sempre: vai dos 0 aos 100 em 3,8 segundos, com uma potência máxima de 400 kW (544 cv), com os motores a terem «ímanes permanentes e um design síncrono».

Este automóvel chega com versões Long Range Dual (com «suspensão semi-activa») e Single Motor (tracção traseira), ambas com uma bateria de 102 kW – a primeira tem uma autonomia que pode chegar aos 560 km (e não 600, como davam conta alguns rumores). Já a Single fica-se por uma potência de 200 kW (272 cv).

O Polestar 4 pode ainda desligar o «motor eléctrico dianteiro [na versão dual motor] quando este não é necessário» para «maximizar a autonomia e a eficiência».

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©Polestar 4 | O novo SUV eléctrico da Polestar é o primeiro a abandonar o vidro traseiro – o tejadilho ocupar parte desse lugar.

Em termos de design, que era o elemento do Polestar 4 que estava mais em segredo, temos a «eliminação do vidro traseiro», uma decisão que dá lugar a «um novo tipo de experiência imersiva para os ocupantes dos bancos traseiros»; e a «separação das luzes dianteiras de lâmina dupla».

A marca destaca ainda uma «eficiência aerodinâmica realçada pelo nariz baixo, puxadores de porta retrácteis, vidros embutidos sem moldura, lâminas traseiras aerodinâmicas e optimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira».


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No interior, o Polestar 4 apresenta «luz ambiente ajustável», com o tejadilho envidraçado total (que também assume o lugar do vidro traseiro) a ter uma «funcionalidade electrocrómica opcional»: pode ficar opaco ou transparente.

Outro detalhe está no facto de o espelho retrovisor ter sido substituído por um «ecrã de alta-definição capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho». A marca diz que esta novidade permite ao condutor ter um campo de visão «muito mais amplo do que a maioria dos automóveis actuais».

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©Polestar 4 | O Polestar 4 chega à Europa e a Portugal no «início de 2024» com preços a começar nos 60 mil euros.

Em termos de segurança e tecnologia, o Polestar 4 conta com o sistema SuperVision Advanced Driver Assistance System (doze câmaras, um radar e doze sensores ultrassónicos), o clássico Pilot Assist que conhecemos dos Volvo, um ecrã horizontal de 15,4 polegadas, sistema Android Automotive OS, sistema de som Harman Kardon com dezasseis colunas e 1400 W e um dashboard em frente ao volante com 10,2 polegadas.

Finalmente, a Polestar confirmou a data de chegada à Europa e, consequentemente, a Portugal, assim como o preço-base. Este novo SUV eléctrico de desempenho fica disponível no «início de 2024», a partir de 60 mil euros. Todas as informações e detalhes sobre o Polestar 4 podem ser lidas aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].