Ikeda: este restaurante do Porto reduziu a carta fixa e vai começar a fazer sushi personalizado

O novo conceito acaba por ser um paralelismo com o que acontece nos restaurantes omakase, no Japão.

©Ikeda | Gunkan Amêijoa
©Ikeda

O novo conceito do Ikeda passa por dar mais protagonismo aos clientes, que agora são «convidados a desafiar a criatividade dos sushimen», com pedidos personalizados.

Chegaram ao fim os menus de almoço e os grandes combinados de sushi e sashimi, no Ikeda – Japan Cuisine. Este restaurante asiático do Porto tem um novo conceito onde o objectivo passa a ser «promover sugestões feitas à medida».

Esta mudança foi ainda acompanhada de mais dois “cortes”: nos lugares do do restaurante (agora, apenas 32) e nos pratos fixos da carta. O objectivo é «oferecer experiências mais intimistas, assentes na criação de uma relação de proximidade e confiança entre o cliente e o sushiman».

O novo conceito acaba por ser um paralelismo com o que acontece nos restaurantes deste género, no Japão, em que o sushiman é que escolhe, no momento, o que o cliente come, tendo em conta o peixe fresco disponível, num determinado dia – o chamado ‘omakase‘.

©Ikeda
©Ikeda | Entre os 32 lugares do “novo” Ikeda, há nove ao balcão.

Entre as opções personalizadas que podem ser pedidas aos sushimen do Ikeda estão, por exemplo, os gunkans de lagostim, amêijoa (na foto de destaque), lavagante, ouriço e percebes.

«Através destas “propostas fora da carta”, as pessoas poderão, todas as semanas, ser surpreendidas com sugestões diferentes, tendo a oportunidade de explorar alguns dos sabores premium que o mar oferece, como o lagostim, o lavagante, o ouriço, a ostra ou a amêijoa, entre outros», explica Gaspar Silva, accionista e director operacional do Ikeda.

O Ikeda (Rua do Campo Alegre, Porto) aconselha «fortemente» a fazer reserva: pode usar o número de telefone 915 499 363.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].