Cenógrafo e figurinista de 27 anos é o vencedor do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2023

Segundo o júri do Prémio Revelação, o vencedor da edição de 2023 «concretiza o universo visual dos espectáculos, dando uma expressão plástica muito própria a cada uma das criações».

©Filipe Ferreira | Pedro Azevedo
©Filipe Ferreira | Pedro Azevedo

O prémio que se destina a reconhecer o trabalho de talentos emergentes foi entregue a um cenógrafo e figurinista que já trabalhou em espetáculos de teatro, dança e música.

Pedro Azevedo, 27 anos, natural do Porto, licenciado em Teatro, na variante de Cenografia, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. É este o vencedor da edição de 2023 do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II.

O cenógrafo e figurinista já trabalhou em espectáculos de teatro, dança e música com «Ana Isabel Castro, Alfredo Martins, André Braga & Cláudia Figueiredo, Bárbara Tinoco, Daniela Cruz, Roberto Olivan e Rodrigo Leão»; mais recentemente, em 2022, participou nos Cadernos de., uma peça que subiu ao palco do TNDM II em Novembro do ano passado.

O sucessor de Sara Barros Leitão, Mário Coelho e Cárin Geada fundou ainda a estrutura artística BLUFF com Guilherme de Sousa, em 2019, que se dedica a criar «diversas linguagens para palco, do teatro à dança, passando ainda pela performance e pela instalação».

©Filipe Ferreira - Cadernos de
©Filipe Ferreira – Pedro Azevedo foi o responsável pelos figurinos e espaço cénico de Cadernos de. (texto e direcção de Raquel S.; interpretação de Maria Jorge).

Segundo o júri do Prémio Revelação, o trabalho de Pedro Azevedo «procura concretizar o universo visual dos espectáculos, dando uma expressão plástica muito própria a cada uma das criações, ajudando a definir uma visão artística através do pensamento sobre o espaço, da sua relação com o texto e os seus intérpretes».

Tal como os vencedores das outras edições, Pedro Azevedo recebeu um prémio em dinheiro de pecuniário de cinco mil euros para usar nos seus projectos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].