A edição de 2023 da competição A Mesa dos Portugueses, organizado pelas Edições do Gosto, arrancou esta semana com um novo patrocinador, o Auchan.
Desde 2012 a encontrar novos talentos da cozinha nacional, o concurso gastronómico A Mesa dos Portugueses começou por ter o cunho do Pingo Doce. Agora, há outro supermercado a patrocinar a competição criada pelas Edições do Gosto.
Este ano, o Auchan senta-se à ‘Mesa dos Portugueses’ com o chef José Serrano (responsável pelas refeições vendidas nas lojas) a ser um dos júris; o objectivo continua o mesmo: «Valorizar o património gastronómico português e recolher as melhores receitas com produtos de origem nacional e local, sustentáveis e mais saudáveis».
As inscrições estão abertas no site oficial do concurso até 31 de Maio e tem duas excepções: apenas podem participar maiores de dezoito anos e quem não seja chef ou profissional de cozinha, uma vez que o conceito passa por premiar amadores.
Numa primeira fase, que começa em Junho, é a de apuramento, onde chegam «sessenta concorrentes» – daqui, saem as «dezoito melhores receitas que, em Outubro, irão disputar a semifinal». Depois, segue-se a final, em Novembro, com um finalista de cada categoria – todas as provas acontecem nos espaços Auchan Live, dos hipermercados.
São seis as categorias d’ A Mesa dos Portugueses 2023: ‘Entradas e Sopas’, ‘Peixe e Marisco’, ‘Vegetariano’, ‘Carne’, ‘Sobremesas’ e ‘Receitas dos Avós pelos Netos’. Apesar de cada uma ter um prémio para o melhor prato, será eleito um vencedor geral, que recebe 3500 euros.
A isto, juntam-se mais 1000 euros em compras Auchan, uma viagem a Paris para duas pessoas, um robot de cozinha Qilive e um trem de cozinha Actuel. Os prémios de ‘Inovação’ e de ‘Melhor Promoção nas Redes Sociais’ são as outras distinções.